Ouvindo...

Maior edição da Festa da Luz acontece a partir desta quinta-feira (14), em BH

Festival leva instalações e apresentações artísticas e culturais ao ao centro da capital até dia 17 de Agosto

Viaduto Santa Tereza, um dos símbolos da capital, meio à Festa da Luz

Chegou a hora! A 4ª edição da Festa da Luz acontece entre 14 e 17 de agosto em Belo Horizonte. O evento é realizado pelo Governo de Minas em parceria com a CEMIG.

Serão 13 instalações luminosas distribuídas ao longo do circuito localizado no baixo centro de BH. O festival tem como protagonista a cultura urbana, exibindo manifestações da cultura hip-hop, do grafite, funk e dança de rua.

Segundo Juliana Flores, diretora artística e curadora do festival, o espaço urbano "é um terreno fértil para manifestações artísticas e de resistência. Ao celebrar as culturas urbanas e periféricas, a Festa da Luz reforça seu compromisso com a democratização do espaço público e com a valorização dessas expressões como tecnologias de convivência, memória e futuro. Em tempos de criminalização da cultura de rua, é urgente reconhecer sua potência e garantir sua presença na paisagem da cidade”, afirma.

Artistas

O line-up conta com artista de peso, a maior parte da capital, entre eles: Criola; a grafiteira Bolinho; o Coletivo Levante; a artista Francine de Paula; o arquiteto Rafael Cançado; o artista de rua Alex Senna; a artista Amara Moira; o poeta Francisco Mallmann e a dupla Mutabile Arquitetura e João Wilbert.

Nos arcos do viaduto Santa Tereza, o artista e arquiteto Ricardo Bzafra exibe a instalação “FOCO”. A obra é composta por dez grandes arcos infláveis que criam um túnel de luz que guia o olhar do público para o horizonte urbano.

No Baixo do Viaduto, o público se torna parte da instalação interativa “Reflexões”, de VJ Bah, que captura e projeta imagens em tempo real em painéis de LED, com efeitos visuais dinâmicos.

Artistas internacionais também exibem suas artes pela ruas. É o caso do italiano Carlo Bernardini, que expõe a instalação “Infinito Refletido” em dois andares do Museu de Artes e Ofícios, em parceria com o Consulado da Itália de Belo Horizonte. A obra se materializa através da luz física da fibra óptica para desenhar no espaço formas ilusórias e mutáveis, percebidas de modo diferente conforme o deslocamento do público.

Já a iniciativa francesa Spectaculaires apresenta a instalação artística Dance Flower, uma colaboração com a Embaixada da França da França no Brasil.

Performances

O festival recebe o Duelo de MCs, que acontece, tradicionalmente, no Viaduto Santa Tereza. Com 18 anos de história, o movimento promove batalhas de versos livres e manifestações artísticas da cultura Hip Hop.

O tradicional movimento Velha Guarda do Soul, chega para regatar os bailes blacks dos anos 70, reunindo antigos frequentadores que com o passar dos anos foram sendo expurgados para a periferia da cidade.

O evento também traz as atrações Trovão Tropical - Carrinho Projetor e Na Régua - Cortes na Barbearia da Rua Tamóios, além do Arrastão Samba D’ouro e do Karaokê da Bia, onde o público poderá soltar a voz.

Leia também

Serviço - Festa da Luz 2025 – 4ª edição

  • Quando: 14 a 17 de agosto de 2025
  • Onde: Baixo Centro de Belo Horizonte – Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Sulacap/Sulamérica, rua Aarão Reis e Sapucaí
  • Entrada gratuita
  • Informações: pelo Instagram oficial do evento
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.