Ouvindo...

Agosto do Instituto Inhotim tem arte, natureza e cultura em destaque; veja programação

Atividades prometem imersão cultural e conexão com a natureza

Confira os destaques da programação do Instituto Inhotim em agosto

O Instituto Inhotim, tem programação especial para o mês de agosto de 2025, cheia de atividades que prometem imersão cultural e conexão com a natureza. Os eventos vão desde programas públicos com artistas indígenas até feiras de produtores locais; confira:

Programa Público da Galeria Claudia Andujar | Maxita Yano

No dia 16 de agosto, a Galeria Claudia Andujar | Maxita Yano será palco de um Toré Xukuru Kariri, seguido de uma conversa aberta e uma oficina artística com Uakyerê Braz Pataxó. Já no dia 17, o evento continua com uma roda de lideranças indígenas femininas, com a participação de Katorã Kamakã e Cleonice Pankararu, além de um show do multiartista Nelson D.

“O que é imaginação?” com Rosana Paulino e Ventura Profana

Em 31 de agosto, o Inhotim propõe uma reflexão sobre a imaginação. A artista, educadora e curadora Rosana Paulino (SP) conduzirá uma conversa sobre o tema, e a multifacetada Ventura Profana (BA) proferirá um sermão. No mesmo dia, a 3ª edição da Experiência Brumadinho, feira de produtores locais, oferecerá um espaço de troca de saberes e experiências.

Lab Jardim e Ateliê Circulante

O programa de formação em jardinagem, Lab Jardim, oferece uma aula aberta sobre cultivo de cactos e suculentas com Guydo Horta no dia 6 de agosto. O encerramento do projeto, aberto ao público, acontece no dia 23 de agosto.

Diariamente, as oficinas do Ateliê Circulante convidam os visitantes a exercitarem a criatividade, enquanto a Visita Panorâmica aborda a história e o acervo do museu.

Exposições em Cartaz

Não deixe de conferir a terceira estação, inverno, de Esconjuro, de Paulo Nazareth. Visite também a mostra coletiva Maxita Yano, e as exposições temporárias:

  • Homo sapiens sapiens, de Pipilotti Rist
  • Apenas depois da chuva (2024), de Rebeca Carapiá
  • Tangolomango, de Rivane Neuenschwander
  • O Barco (2021), de Grada Kilomba
  • Giro (2023), de Luana Vitra

Horário de funcionamento e ingressos

  • Para informações sobre valores e sobre como comprar ingressos acesse o link.
  • Em agosto, o Inhotim funcionará das 9h30 às 16h30 de quarta a sexta-feira e das 9h30 às 17h30 aos sábados, domingos e feriados.
  • A entrada é gratuita nos dias 6, 13, 20 e 27 (quartas-feiras) e 31 de agosto (Domingo Gratuito Cemig).
  • Para garantir seu ingresso com antecedência, acesse o guia Inhotim Gratuito.
  • Endereço: Rua B, Povoado Inhotim (Conceição do Itaguá), 20, Brumadinho,MG

Como chegar ao Inhotim

O Instituto Inhotim está localizado em Brumadinho, Minas Gerais. Para informações detalhadas sobre como chegar de carro, ônibus ou outros meios de transporte, consulte o site oficial do Inhotim na seção “Como Chegar”.

Leia também

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim