Anualmente o Dia Dos Pais é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. Neste ano, a data caiu no dia 10, e para passar ao lado dos pais, biológicos ou afetivos, diversos eventos se espalham por Belo Horizonte, criando oportunidades de celebrações para toda a família.
Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a ida a restaurantes está nos planos de 13,6% dos consumidores, sendo que o gasto médio com a comemoração será de R$ 240,00.
Para quem ainda não se decidiu sobre onde comemorar, confira uma lista com opções em diferentes regiões da capital mineira:
Restaurantes
- All Mar
Para celebrar o Dia dos Pais, o bar All Mar lança a promoção “Meu pai é uma figura”, onde todo Pai que for almoçar, será presenteado com uma caricatura feita ao vivo por um artista convidado e uma long neck da Eisenbahn. É uma forma divertida e surpreendente para registar esse momento especial.
Além da atividade especial, o restaurante ganhou um novo tempero: para os pais que adoram beliscar um tira gosto antes do almoço, a casa acaba de lançar uma carta de petiscos inédita, pensada especialmente para ser compartilhada, como pede a essência descontraída do bar.
O Bar All Mar é um dos finalistas como Melhor Gastrobar de BH pelo Prêmio Encontro Gastrô 2025.
Onde: Av. Dom Orione, 116 - Pampulha - BH
Horário no domingo: 11:30h às 20h
Reservas: (31) 99176-2675
- Hofbräuhaus BH
A Hofbräuhaus BH é a primeira cervejaria da América Latina e chegou em BH em 2015 com um modelo BrewPub. Em 2025 a cervejaria comemora 10 anos de existência e traz novidades, uma delas é a contratação da nova Chef de Cozinha, Sabrina Banneit.
O cardápio da HB se divide em pratos tradicionais alemães, com um selo da HB para mostrar que é preparado como na matriz. As receitas se mantêm as mesmas, mas a apresentação foi modernizada. Os pretzels, por exemplo, são importados diretamente de Munique para manter o padrão de qualidade exigido. Já os autorais incluem opções muito bem elaborados e pensados, utilizando ingredientes frescos e todo o range de sabores técnicos para agradar o paladar do público local. O novo cardápio também possui opções de vinho, na verdade, espumantes, vinhos brancos e tintos, clericot e sangrias que harmonizam perfeitamente com os pratos.
Onde: Avenida do Contorno, 7613 – Lourdes, BH-MG
Horário no domingo: 12h as 22h
Telefone: (31) 3327-7613
- Ô Chefe Steakhouse
Neste domingo, os pais vão ganhar um chope pilsen 300 ml da Krug para brindar essa data. Ô Chefe, sucesso no bairro Caiçara, agora conta com uma nova unidade São Bento, na Rua Kepler, 515. E no domingo a casa vai fazer uma galinhada ao vivo.
Com um conceito de parrilla, o restaurante oferece uma experiência gastronômica que combina pratos brasileiros e churrasco clássico, com cortes nobres. A nova unidade tem como destaque um amplo salão e uma varanda aconchegante. A casa é comandada pelo chef Ronaldo Avelar, com passagens por diversos projetos no Brasil e na Europa.
Unidade Caiçara: Rua Alabandina, 90, Caiçara
Unidade São Bento: Rua Kepler, 515, S. Bento
- Amy Wine Bar
O Espaço 356 ganhou uma nova casa dedicada às artes, à música e ao vinho. O Amy Wine Bar apresenta uma proposta que abraça uma carta de vinhos exclusiva, gastronomia de diversos países com um toque especial e música. Um dos sócios é o Dj Leandro Rallo, nome conhecido da cena house de BH. E também casa tem uma musa inspiradora: Amy Winehouse, uma voz inesquecível que ecoou pelo mundo. Com seu estilo único e letras que sangravam alma, Amy marcou a música com sua autenticidade. Uma artista que viveu intensamente e deixou um legado eterno. Sua música continua a inspirar e emocionar gerações.
Onde: Rua Adriano Chaves de Matos, 100 – Espaço 356 - Rooftop
- Bebedouro
O rooftop do Espaço 356 ganhou uma grande novidade gastronômica. É a segunda unidade do Bebedouro em BH, instalada no Olhos D’água, com todo o conceito de bar de fogo que conquistou BH. O primeiro Bebedouro chegou à capital mineira em 2023, depois de marcar época em Curitiba, e rapidamente ganhou o coração dos amantes da boa gastronomia. No 356, o bar foi construído sobre uma estrutura feita de contêineres, com teto retrátil e lareiras espalhadas pelo ambiente, bem rústico e aconchegante. O letreiro Belori Hills, que na Pampulha tem como cenário de fundo a igrejinha São Francisco, na nova casa tem as montanhas e o bairro Belvedere e Vila da Serra e seu imponente Sky Line.
No cardápio, entre as opções bovinas, tem picanha, fraldinha com mostarda, mignon com gorgonzola, T-Bone, tomahawk com manteiga de ervas são as opções feitas neste equipamento. Há ainda ostras, trazidas de Santa Catarina, gratinadas clássicas e também com bacon. Uma mistura exótica. Outro destaque é o pernil de cordeiro e a tulipa de frango a moda italiana. Nas grelhas ainda é preparado o salmão. A linguiça artesanal é servida em formato caracol e tem e a clássica panceta também é uma aposta. O Bacon é destaque. Ele é preparado com açúcar mascavo, que deixa ele crocante e realça o sabor.
Bebedouro Bar e Fogo: Otacílio Negrão de Lima 1835 – São Luiz
Bebedouro 356: Rua Adriano Chaves de Matos, 100 – Espaço 356 – Rooftop
- Forja Taverna Medieval
A capital dos bares e restaurantes ganhou uma casa que promete ser diferente de tudo o que já se viu por aqui. É uma autêntica taverna medieval, e quando se fala autêntica é no sentido real da palavra. A casa tem decoração da época, toda planejada, com artefatos feito sob encomenda, tudo para levar o cliente a uma viagem ao passado.
Como o restaurante propõe uma volta ao passado, a gastronomia também levará o cliente a essa viagem de cores, sabores e texturas do passado. Insumos, temperos, tudo foi pesquisado conforme os costumes da época. O cardápio foi todo elaborado pelo Chef Kiki Ferrari, com contribuições do Igor. Uma das peculiaridades do local é que o cliente poderá encomendar um banquete medieval para levar para casa. Será o Porco Real. Todo o cardápio vai passear do oriente ao ocidente, abrangendo o máximo da história e gastronomia da época. Do cardápio podemos destacar por exemplo, a A Bisteca de Apicius (Ofellae), que é: a Bisteca Bovina Marinada à Moda Romana. “Ofellae” é uma antiga receita medieval romana e uma das mais antigas receitas de steak já encontradas.
Onde: Rua Cláudio Manoel 500, Savassi
Telefone: (31)98291-9595
Estância Pampulha
Foi inaugurado na Pampulha o Estância Pampulha, um restaurante rústico, mas super aconchegante, amplo, com área Kids e fazendinha para acomodar todo tipo de público. O lugar tem capacidade para até 300 pessoas sentadas, sendo uma excelente opção também para eventos privados e corporativos. A área kids conta com monitora, brinquedoteca, pintura facial e oficina com balões. Já a fazendinha tem coelhinho, porquinho da índia, mini pig, cabrito, bode, peru, galo, galinha e pintinhos. As crianças se divertem, interagem com os animais enquanto os pais podem desfrutar do almoço ou jantar.
O local e especializado em parrilla, tendo como destaque os cortes Tomahawk, Tbone, Picanha, assado de tiras, prime rib e o campeão de vendas costelão desossado. Música ao vivo também tem na programação do restaurante e todas às quintas com moda de viola e fogo de chão.
Onde: Rua Professor José Vieira de Mendonça, 1485 – Engenho Nogueira
Horário no domingos:12h às 19h
Festivais gratuitos
- Festival de Rock gratuito no Heliópolis
Entre os dias 08 a 10 de agosto, a Praça Padre Lage, em Heliópolis, será palco do Festival de Rock – Especial Dia dos Pais, um evento gratuito que reúne boa música, gastronomia, espaço para as crianças e sorteios especiais para homenagear os pais. A programação começa na sexta com DJ Leo e um show emocionante da banda Galileu Queen, tributo ao lendário Queen. No sábado, o clima esquenta ainda mais com Urbana 2, trazendo os clássicos da Legião Urbana, e a banda Disco Velho, que revive grandes sucessos do rock nacional.
O grande destaque é o domingo, com o especial “Seu Pai Merece o Melhor”. A partir das 14h, o público curte apresentações de Vine Melo, Rock Réunion e o tão aguardado show da banda Engenheiros do Uai, que se apresenta pela primeira vez no festival. Para os pais presentes, haverá sorteios de kits churrasco, vale-compras e prêmios exclusivos da Academia ALLP Fit.
Quando: 08 a 10 de agosto
Onde: Praça Padre Lage, Heliópolis - Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita
- Festival de Inverno Especial Dia dos Pais
Neste fim de semana, a
Com entrada 100% gratuita, o evento espera receber mais de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias. O público é diverso: famílias com crianças, grupos de amigos, casais e idosos se reúnem para celebrar o melhor da estação em um ambiente seguro, agradável e cheio de sabor.
Quando: 09 e 10 de agosto
Horário: Sábado das 12h às 22h | Domingo das 10h às 18h
Onde: Praça da Assembleia – Praça Carlos Chagas, Santo Agostinho – BH
Entrada gratuita