Ouvindo...

2º Festival Tropeiro Mineiro: 31 bares e restaurantes apresentam versões autorais do prato típico

Circuito gastronômico começa no próximo sábado (16) e quer consagrar o melhor tropeiro de Minas Gerais

Prato do bar Algo a Mais que fica no bairro São Lucas, em Belo Horizonte

31 estabelecimentos entram no concurso de receitas que define o melhor tropeiro de Minas Gerais. A partir do próximo sábado, 16 de agosto, bares e restaurantes participam do 2º Festival Tropeiro Mineiro.

O circuito, que vai até o dia 30 de agosto permite que os estabelecimentos da capital criem versões exclusivas de um prato que une heranças portuguesa, indígena e africana. O público e júri técnico escolherão os melhores tropeiros além de drinks montados com cachaça.

As criações serão avaliadas e a programação se encerra em 6 de setembro, com festa na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, onde será declarado o vencedor do concurso.

Para participar, existem regras: o prato precisa ter feijão e farinha como ingredientes obrigatórios, e o drink deve ser feito com cachaça mineira Jeceaba. O público terá peso de 70% na votação, enquanto o júri técnico — formado pelos chefs Ricardo Rodrigues, Helena Bastos, Peninha, Murai Caetano e Marcelo Salomão, sob curadoria de Rosilene Campolina — responderá por 30% da nota. Serão eleitos três vencedores, avaliados nos quesitos apresentação, sabor e criatividade.

Miriam Cerutti, coordenadora do evento, afirma que “o feijão tropeiro é um prato típico do Brasil e originário de um movimento, o tropeirismo, não de uma região específica. Agora, os estabelecimentos participantes do festival poderão contar essa história de maneira reinventada através do prato que irão criar, promovendo o resgate de saberes ancestrais e técnicas culinárias tradicionais. Através das origens do tropeiro, buscamos inspirar a criatividade e fomentar a diversidade gastronômica”, diz.

Confira os participantes:

Alibabar, Barbazul, Babel, Bar do Sidney, Bar do Museu Clube da Esquina, Bar do Xaxa, Bar Du Pedro, Bar Sô Pedro, Breik Breik, Boi Vitório, Botequim Sapucaí, Divino Cunhas Bar, Estação Parada do Cardoso, Favoritto, Lá Farina, Marmitex da Penha, Piratas Bar, Querida Jacinta, Sara Sabores, Saboritis, Sagarana, Sheridan, Sobrado, Tropeiro do 13, Tropeiro e Cia, Tropeiro da Lurdinha, Tia Maluka, Via Deslandes, Feijoah Cozinha, Algo a Mais e Caipira Xique.

Leia também

Serviço - 2º Festival Tropeiro Mineiro

  • Quando: 16 a 30 de agosto de 2025
  • Encerramento: 6 de setembro de 2025, na Praça Duque de Caxias – Santa Tereza, BH
  • Preços: a partir de R$ 25 (variável por estabelecimento).
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.