Ouvindo...

Valdir Barbosa | Risco de mais tarifas para o agro! ‘Navios fantasmas’ da Rússia trazem petróleo para o Brasil

Índia já levou 100% de tarifaço de Trump ao comprar petróleo russo; 36 navios russos sem bandeira e desviando de rotas internacionais desembarcaram em Santos e Paranaguá

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Amigas e amigos do Agro!

“Navios fantasmas” de Vladimir Putin chegam aos portos brasileiros trazendo óleo diesel clandestinamente. Uma notícia quase que inacreditável nos dias de hoje, mas como vem da agência BBC News Brasil, ganha crédito até que se prove o contrário.

Depois de uma investigação de quatro meses foi identificado o fluxo desses navios, consequência dos embargos econômicos impostos pelos Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido contra os russos pela invasão da Ucrânia.

Os navios russos, segundo a BBC News, atracam-se nos portos de Santos e Paranaguá. São embarcações sem bandeiras e descaracterizadas, que vão se desviando de rotas internacionais.

Tratam-se de navios antigos que desligam o sistema automático de identificação, dificultando o rastreamento por autoridades internacionais.

São navios que podem provocar acidente ambiental de difícil identificação. Em 2019 houve um vazamento na costa brasileira até hoje não identificado.

De acordo com a BBC News, 36 navios da frota fantasma russa já foram identificados na costa brasileira. A comprovação nos portos esbarra no sigilo fiscal, porém os documentos estão nas mãos das autoridade aduaneiras, Receita e Polícia Federal.

O nome “Frota Fantasma” é usado pelos Estados Unidos e União Europeia e os navios estão sob sanções internacionais. Os russos são acusados de bancar a guerra contra a Ucrânia com recursos dessas exportações de petróleo.

E qual é o final da história? O agro brasileiro podendo sofrer novas sanções internacionais, não bastasse o tarifaço de Trump e no momento que se aproxima o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

O diesel, tão necessário para a agricultura, move as máquinas agrícolas sem que o produtor saiba o risco que está correndo. É muita coisa pra Deus tomar conta!

Itatiaia Agro, Valdir Barbosa!

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.