Pressionado por correligionários para apoiar a candidatura de Roberto Andrade (Patriota) para a presidência da Assembleia mineira, o deputado estadual Doorgal Andrada (Patriota), em nota à coluna, defendeu o nome de Tadeu Martins Leite (MDB) e afirmou que trabalhará “até o último dia” por uma composição.
“Fui transparente e expliquei minhas razões ao Governo, em especial por não se tratar de uma objeção ao nome do deputado Roberto Andrade, mas por enxergar o nome do deputado Tadeu Martins Leite, nesse momento, representa a independência e harmonia na Casa. Tadeu é preparado, tem vasta experiência e, inclusive, e está inclinado a contribuir com o Governo Zema. Sua eleição representa, ainda, maior possibilidade de aprovação das matérias do Governo, sobretudo pela sua capacidade de interlocução com as várias frentes na Assembleia”, disse Doorgal Andrada.
No início da semana, Doorgal participou de reunião com o governador Romeu Zema, o secretário de governo Igor Eto, com Roberto Andrade e lideranças do Patriota - entre elas o presidente do partido em Minas, deputado federal Fred Costa. No encontro, Doorgal já havia mostrado resistência ao seguir o apoio dado pelo Patriota ao candidato governista, mas interlocutores do Executivo ainda alimentavam esperança em “virar” o voto.
A coluna apurou que, durante o encontro, a posição de Doorgal incomodou interlocutores de Zema e também Fred Costa. O presidente do Patriota chegou a ponderar que o deputado estadual poderia ser expulso do partido caso não vote em conjunto com a legenda. Doorgal Andrada nega que a expulsão partidária tenha sido mencionada em algum momento.
Leia a nota na íntegra:
“A reunião que participei com o Patriota e o Governo foi amena e respeitosa. Nada se falou sobre expulsão partidária. O direcionamento do partido foi muito claro, a favor do deputado Roberto Andrade, filiado à legenda. Contudo, fui transparente e expliquei minhas razões ao Governo, em especial por não se tratar de uma objeção ao nome do deputado Roberto Andrade, mas por enxergar o nome do deputado Tadeu Martins Leite, nesse momento, representa a independência e harmonia na Casa. Tadeu é preparado, tem vasta experiência e, inclusive, e está inclinado a contribuir com o Governo Zema. Sua eleição representa, ainda, maior possibilidade de aprovação das matérias do Governo, sobretudo pela sua capacidade de interlocução com as várias frentes na Assembleia.
Entendo que, no momento, o melhor caminho para Minas Gerais e a unificação em torno do nome do Tadeuzinho. Seguirei até o último dia trabalhando por uma composição, assim como tenho feito desde o início.”