A Terceira Edição da Expo Favela Minas, realizada pela Central Única das Favelas de Minas Gerais (Cufa/MG), acontecerá nesta sexta (18) e sábado (19), a partir de 10h, no Serviço Brasileiro de Apoio Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas). O evento é a maior feira de negócios e inovação de base favelada do Brasil e conecta empreendedores com investidores, empresas e aceleradoras. É esperado um público de 6 mil pessoas.
A programação de 2025 contará com debates, apresentações culturais e competições em três palcos: Palco Principal, Palco Minas Gerais e Palco do Espaço Gastronômico, além dos stands com a mostra dos produtos de cerca de 60 empreendedores espalhados pelo Sebrae Minas. Nos painéis, especialistas, jornalistas e empreendedores tratarão assuntos relacionados aos avanços e aos desafios dos negócios da periferia.
O Órbi Conecta é um dos apoiadores da Cufa/MG. A aliança nasceu com o objetivo de criar conexões entre as favelas e o universo da inovação, levando tecnologia social para dentro do ecossistema corporativo e soluções digitais para dentro das periferias, especialmente na Lagoinha, bairro onde o Órbi está instalado. “Sempre acreditamos que inovação só faz sentido se for inclusiva e acessível. Essa parceria com a Cufa Minas é histórica porque aproxima dois mundos que deveriam caminhar juntos: o da favela e o da tecnologia. Queremos abrir portas reais, oportunidades concretas e democratizar o acesso à formação”, afirma o CEO do Órbi Conecta, Christiano Xavier.
No evento, além da seleção dos “Top 5 Melhores Empreendimentos”, acontecem outros três concursos paralelos: o reality de gastronomia Cozinha Show de Favela, a Favela Literária que vai apresentar obras e premiar escritores das comunidades e o Trancista Referência que reconhecerá as melhores tranças afro do ano.
Já na programação cultural, mais de 10 shows diários no palco Espaço Gastronômico incluindo o lançamento do novo CD de Flávio Renegado. O artista também produzirá o podcast Queima Roupa nos dois dias do evento.
A Expo Favela Minas é uma realização da Favela Holding, da Cufa e da Rede Marianas Mulheres que Inspiram, sob liderança de Marciele Delduque, presidente da Cufa/MG. Com a proposta de gerar conexões reais entre os territórios de favela e o asfalto, aproximando startups, negócios criativos, empreendedores periféricos e grandes empresas, o evento se consolida na agenda econômica mineira.
“Mais do que feira, a Expo Favela é uma plataforma de transformação fundamental para startups, empreendedores e empresários com negócios de impacto nas áreas de gastronomia, moda e tecnologia. Percebemos como o evento tem sido uma oportunidade concreta de acesso a mercado, de investimentos, visibilidade e lucro” reforça Delduque.
A presidente contextualiza, ainda, que Minas Gerais é hoje um dos estados com maior número de favelas no país, somando mais de 732 territórios periféricos na Região Metropolitana de BH, mostram os dados do Data Favela. Para ela, a força econômica desses territórios é expressiva já que pelo menos 2 milhões de empreendedores mineiros, dos quais uma parcela significativa atua dentro das comunidades, movimentam uma economia estimada em mais de R$ 84 bilhões anuais, ainda de acordo com Data Favela.
Só na Expo Favela Minas 2025, o volume estimado de negócios estimado é de R$ 6 milhões em transações diretas e indiretas, considerando negociações, investimentos e parcerias firmadas no ambiente da feira.
Realizado em parceria com o Sebrae Minas, o evento se consolida como uma vitrine do potencial econômico das periferias mineiras. Para o presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Marcelo de Souza e Silva, receber a Expofavela vai ao encontro do propósito da entidade que é impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas.
“Desde a primeira edição, somos parceiros dessa iniciativa. Nosso principal objetivo é dar visibilidade aos pequenos negócios, promover encontros com investidores, gerar negócios e estimular o desenvolvimento econômico das comunidades. Este ano, o Sebrae Minas vai realizar um painel para abordar temas relevantes para o público, bem como oferecer orientações por meio do Comunidade Empreendedora, nosso programa para estimular o empreendedorismo e impulsionar a competitividade dos pequenos negócios localizados em vilas e favelas do estado”, destaca Marcelo.
Apoiadores da Expo Favela 2025
Caso de sucesso
Os empresários Eduardo Rodrigo e Eduardo Lacerda, idealizadores da UAI Libras, empresa de periferia e campeã da Expo Favela Nacional 2024, estarão no evento. Eles reforçam a relevância da participação dos empreendedores das favelas para o desenvolvimento econômico mineiro. Especializada nos serviços de intérpretes e cursos de libras, o negócio ganhou reputação, organização e crescimento depois da feira do ano passado.
''Após vencermos a Expo Favela Nacional, a UAI Libras passou por uma transformação significativa. Com a ampla visibilidade, tivemos mais reconhecimento do nosso trabalho e isso fortaleceu a marca, garantindo reputação como uma empresa de solução inovadora e necessária para promover a inclusão de pessoas com deficiência” explica Eduardo Rodrigo.
O empresário conta, ainda, que por meio da Expo Favela 2024, a UAI Libras ampliou a rede de parcerias, estabelecendo conexões com empresas privadas, instituições de ensino, órgãos públicos e projetos culturais que passaram a buscar os serviços. Isso possibilitou o crescimento do negócio, a ampliação da equipe com a contratação de mais profissionais da acessibilidade e a diversificação dos serviços oferecidos, que hoje vão além da interpretação, incluindo consultorias, cursos de Libras e produção de conteúdos acessíveis.
‘’Um dos marcos desse novo momento foi a construção do nosso estúdio próprio que permitiu a empresa a investir em tecnologia, melhorar a qualidade das entregas e ampliar sua capacidade de demandas. Além do crescimento estrutural, a UAI Libras também fortaleceu seu impacto social: mais pessoas surdas foram incluídas em seu quadro de colaboradores, novas formações foram criadas para capacitar pessoas interessadas em acessibilidade” reafirma Rodrigues.
Lideranças engajada e inspiração
À frente da organização da Expo Favela Minas, Marciele Delduque é a fundadora da Rede Marianas Mulheres que inspiram, presidente da Cufa/MG e mentora de alto impacto pelo Sebrae Delas. Ela foi reconhecida internacionalmente, sendo uma das vencedoras do prêmio Brics Women e eleita pela Embaixada dos EUA como uma das “Mulheres Brasileiras que fazem a diferença em 2023".
“A Expo Favela Minas é um movimento de transformação social, de geração de renda e de valorização do conhecimento e da potência que nasce nas favelas. Nosso propósito é abrir portas, gerar oportunidades e mostrar que a favela é, sim, lugar de inovação, tecnologia, criatividade e negócios de impacto”, afirma Marciele.
Serviço
‘Expo Favela Minas 2025'
Data: 18 e 19 de julho Local: Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329, bairro Nova Granada, Belo Horizonte
Credenciamento para imprensa:
Programação completa: