Ouvindo...

Expo Favela Minas consolida o protagonismo da favela na economia mineira

Minas é hoje um dos estados com maior número de favelas no país, somando mais de 732 territórios periféricos só na Região Metropolitana de BH

Christiano Xavier, CEO do Órbi Conecta, Marciele Delduque, presidente da Cufa/MG, e Francis Aquino, COO do Órbi Conecta

A Terceira Edição da Expo Favela Minas, realizada pela Central Única das Favelas de Minas Gerais (Cufa/MG), acontecerá nesta sexta (18) e sábado (19), a partir de 10h, no Serviço Brasileiro de Apoio Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas). O evento é a maior feira de negócios e inovação de base favelada do Brasil e conecta empreendedores com investidores, empresas e aceleradoras. É esperado um público de 6 mil pessoas.

A programação de 2025 contará com debates, apresentações culturais e competições em três palcos: Palco Principal, Palco Minas Gerais e Palco do Espaço Gastronômico, além dos stands com a mostra dos produtos de cerca de 60 empreendedores espalhados pelo Sebrae Minas. Nos painéis, especialistas, jornalistas e empreendedores tratarão assuntos relacionados aos avanços e aos desafios dos negócios da periferia.

O Órbi Conecta é um dos apoiadores da Cufa/MG. A aliança nasceu com o objetivo de criar conexões entre as favelas e o universo da inovação, levando tecnologia social para dentro do ecossistema corporativo e soluções digitais para dentro das periferias, especialmente na Lagoinha, bairro onde o Órbi está instalado. “Sempre acreditamos que inovação só faz sentido se for inclusiva e acessível. Essa parceria com a Cufa Minas é histórica porque aproxima dois mundos que deveriam caminhar juntos: o da favela e o da tecnologia. Queremos abrir portas reais, oportunidades concretas e democratizar o acesso à formação”, afirma o CEO do Órbi Conecta, Christiano Xavier.

No evento, além da seleção dos “Top 5 Melhores Empreendimentos”, acontecem outros três concursos paralelos: o reality de gastronomia Cozinha Show de Favela, a Favela Literária que vai apresentar obras e premiar escritores das comunidades e o Trancista Referência que reconhecerá as melhores tranças afro do ano.

Já na programação cultural, mais de 10 shows diários no palco Espaço Gastronômico incluindo o lançamento do novo CD de Flávio Renegado. O artista também produzirá o podcast Queima Roupa nos dois dias do evento.

A Expo Favela Minas é uma realização da Favela Holding, da Cufa e da Rede Marianas Mulheres que Inspiram, sob liderança de Marciele Delduque, presidente da Cufa/MG. Com a proposta de gerar conexões reais entre os territórios de favela e o asfalto, aproximando startups, negócios criativos, empreendedores periféricos e grandes empresas, o evento se consolida na agenda econômica mineira.

“Mais do que feira, a Expo Favela é uma plataforma de transformação fundamental para startups, empreendedores e empresários com negócios de impacto nas áreas de gastronomia, moda e tecnologia. Percebemos como o evento tem sido uma oportunidade concreta de acesso a mercado, de investimentos, visibilidade e lucro” reforça Delduque.

A presidente contextualiza, ainda, que Minas Gerais é hoje um dos estados com maior número de favelas no país, somando mais de 732 territórios periféricos na Região Metropolitana de BH, mostram os dados do Data Favela. Para ela, a força econômica desses territórios é expressiva já que pelo menos 2 milhões de empreendedores mineiros, dos quais uma parcela significativa atua dentro das comunidades, movimentam uma economia estimada em mais de R$ 84 bilhões anuais, ainda de acordo com Data Favela.

Só na Expo Favela Minas 2025, o volume estimado de negócios estimado é de R$ 6 milhões em transações diretas e indiretas, considerando negociações, investimentos e parcerias firmadas no ambiente da feira.

Realizado em parceria com o Sebrae Minas, o evento se consolida como uma vitrine do potencial econômico das periferias mineiras. Para o presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Marcelo de Souza e Silva, receber a Expofavela vai ao encontro do propósito da entidade que é impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas.

“Desde a primeira edição, somos parceiros dessa iniciativa. Nosso principal objetivo é dar visibilidade aos pequenos negócios, promover encontros com investidores, gerar negócios e estimular o desenvolvimento econômico das comunidades. Este ano, o Sebrae Minas vai realizar um painel para abordar temas relevantes para o público, bem como oferecer orientações por meio do Comunidade Empreendedora, nosso programa para estimular o empreendedorismo e impulsionar a competitividade dos pequenos negócios localizados em vilas e favelas do estado”, destaca Marcelo.

Apoiadores da Expo Favela 2025

Caso de sucesso

Os empresários Eduardo Rodrigo e Eduardo Lacerda, idealizadores da UAI Libras, empresa de periferia e campeã da Expo Favela Nacional 2024, estarão no evento. Eles reforçam a relevância da participação dos empreendedores das favelas para o desenvolvimento econômico mineiro. Especializada nos serviços de intérpretes e cursos de libras, o negócio ganhou reputação, organização e crescimento depois da feira do ano passado.

''Após vencermos a Expo Favela Nacional, a UAI Libras passou por uma transformação significativa. Com a ampla visibilidade, tivemos mais reconhecimento do nosso trabalho e isso fortaleceu a marca, garantindo reputação como uma empresa de solução inovadora e necessária para promover a inclusão de pessoas com deficiência” explica Eduardo Rodrigo.

O empresário conta, ainda, que por meio da Expo Favela 2024, a UAI Libras ampliou a rede de parcerias, estabelecendo conexões com empresas privadas, instituições de ensino, órgãos públicos e projetos culturais que passaram a buscar os serviços. Isso possibilitou o crescimento do negócio, a ampliação da equipe com a contratação de mais profissionais da acessibilidade e a diversificação dos serviços oferecidos, que hoje vão além da interpretação, incluindo consultorias, cursos de Libras e produção de conteúdos acessíveis.

‘’Um dos marcos desse novo momento foi a construção do nosso estúdio próprio que permitiu a empresa a investir em tecnologia, melhorar a qualidade das entregas e ampliar sua capacidade de demandas. Além do crescimento estrutural, a UAI Libras também fortaleceu seu impacto social: mais pessoas surdas foram incluídas em seu quadro de colaboradores, novas formações foram criadas para capacitar pessoas interessadas em acessibilidade” reafirma Rodrigues.

Lideranças engajada e inspiração

À frente da organização da Expo Favela Minas, Marciele Delduque é a fundadora da Rede Marianas Mulheres que inspiram, presidente da Cufa/MG e mentora de alto impacto pelo Sebrae Delas. Ela foi reconhecida internacionalmente, sendo uma das vencedoras do prêmio Brics Women e eleita pela Embaixada dos EUA como uma das “Mulheres Brasileiras que fazem a diferença em 2023".

“A Expo Favela Minas é um movimento de transformação social, de geração de renda e de valorização do conhecimento e da potência que nasce nas favelas. Nosso propósito é abrir portas, gerar oportunidades e mostrar que a favela é, sim, lugar de inovação, tecnologia, criatividade e negócios de impacto”, afirma Marciele.

Serviço

‘Expo Favela Minas 2025'
Data: 18 e 19 de julho Local: Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329, bairro Nova Granada, Belo Horizonte
Credenciamento para imprensa: Credencie agora
Programação completa: Acesse

O Órbi Conecta é um hub de soluções tecnológicas, educação e impacto social fundado em Belo Horizonte por Inter, MRV&Co e Localiza&Co e mantém uma coluna publicada semanalmente às terças-feiras no portal da Itatiaia.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.