O PSDB não descarta apoiar uma eventual candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República em 2026 caso o projeto se apresente como uma alternativa de centro-direita, distante de posições consideradas radicais. A sinalização foi dada pelo deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), presidente do partido em Minas Gerais, em entrevista à Rádio Itatiaia.
Segundo o tucano, o partido manterá a oposição histórica ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas ainda avalia qual campo político ocupará na próxima disputa presidencial.
“Se a candidatura do Flávio Bolsonaro for representativa de um projeto de centro-direita, nós poderemos dialogar e estudar a possibilidade de estarmos juntos”, disse.
Sem um candidato à presidência da República na última eleição, em 2022, o partido tucano deve seguir o mesmo caminho em 2026. Como da última vez, Abi-Ackel afirmou que o PSDB não pretende aderir automaticamente ao bolsonarismo e estabeleceu como limite a rejeição a posições que classifica como radicais.
“Se não for uma candidatura de direita radical, o PSDB não se negará a discutir os rumos do Brasil”, disse.
O deputado disse que o partido pretende permanecer no espaço político que define como “centro, centro mais à direita”, enquanto aposta ainda na possibilidade de surgimento de uma terceira via.
“Hoje o que aparece nas pesquisas é a candidatura do Lula e uma candidatura mais à direita representada pelo Flávio Bolsonaro.”
Apesar da abertura ao diálogo com o campo conservador, Abi-Ackel reiterou que o apoio ao PT está fora do horizonte tucano.
“Não existe hipótese de apoiarmos a candidatura do Lula.”