Governo federal assina contrato de guarda provisória do aeroporto Carlos Prates para a PBH

A partir da agora, a prefeitura de Belo Horizonte poderá fazer as primeiras intervenções na área

Aeroporto Carlos Prates

O contrato de guarda provisória do aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, foi assinado nesta sexta-feira (29) pelo governo federal. A informação sobre a assinatura até esta d ata havia sido adiantada pela coluna Em cima do Fato. A partir da assinatura do documento, a PBH poderá iniciar as primeiras intervenções na área. O objetivo do prefeito, Fuad Noman (PSD), é construir moradias populares do Programa Minha Casa Minha Vida com infraestrutura de saúde, educação e lazer no local.

O prazo da cessão temporária é de um ano. A publicação será feita na próxima edição do Diário Oficial da União. Segundo uma das fontes da coluna, a cessão definitiva será feita pelo próprio presidente Lula, que pretende visitar Belo Horizonte ainda neste ano, após se recuperar da cirurgia no quadril.

A informação foi confirmada pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG). “Já está agora assinado a guarda provisória do Aeroporto Carlos Prato com a Prefeitura de Belo Horizonte. O que significa isso? Que esta área já não mais pertence ao Ministério de Portos e Aeroportos. Agora é uma área da União. É uma área, portanto, que está com o Ministério da Gestão. Então, não há retorno”, afirmou.

Ainda segundo o parlamentar, a prefeitura deve começar pela viabilização da área de lazer que também será construída no local. “Agora, o que nós temos que fazer é iniciar as construção de um grande parque naquela região noroeste do Belo Horizonte, com muita árvore, muito área verde, muito meio ambiente. Vamos também construir ali a UPA, escola, principalmente escola infantil. Enfim, moradia popular. Nasce, então, onde tinha barulho e acidente, uma grande área de lazer e de moradia no Belo Horizonte. Foi o compromisso que o presidente Lula fez, está sendo cumprido e, portanto, a guarda deste local já é obrigação da Prefeitura de Belo Horizonte”, concluiu.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...