Ouvindo...

Governo federal assina contrato de guarda provisória do aeroporto Carlos Prates para a PBH

A partir da agora, a prefeitura de Belo Horizonte poderá fazer as primeiras intervenções na área

Aeroporto Carlos Prates

O contrato de guarda provisória do aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, foi assinado nesta sexta-feira (29) pelo governo federal. A informação sobre a assinatura até esta d ata havia sido adiantada pela coluna Em cima do Fato. A partir da assinatura do documento, a PBH poderá iniciar as primeiras intervenções na área. O objetivo do prefeito, Fuad Noman (PSD), é construir moradias populares do Programa Minha Casa Minha Vida com infraestrutura de saúde, educação e lazer no local.

O prazo da cessão temporária é de um ano. A publicação será feita na próxima edição do Diário Oficial da União. Segundo uma das fontes da coluna, a cessão definitiva será feita pelo próprio presidente Lula, que pretende visitar Belo Horizonte ainda neste ano, após se recuperar da cirurgia no quadril.

A informação foi confirmada pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG). “Já está agora assinado a guarda provisória do Aeroporto Carlos Prato com a Prefeitura de Belo Horizonte. O que significa isso? Que esta área já não mais pertence ao Ministério de Portos e Aeroportos. Agora é uma área da União. É uma área, portanto, que está com o Ministério da Gestão. Então, não há retorno”, afirmou.

Ainda segundo o parlamentar, a prefeitura deve começar pela viabilização da área de lazer que também será construída no local. “Agora, o que nós temos que fazer é iniciar as construção de um grande parque naquela região noroeste do Belo Horizonte, com muita árvore, muito área verde, muito meio ambiente. Vamos também construir ali a UPA, escola, principalmente escola infantil. Enfim, moradia popular. Nasce, então, onde tinha barulho e acidente, uma grande área de lazer e de moradia no Belo Horizonte. Foi o compromisso que o presidente Lula fez, está sendo cumprido e, portanto, a guarda deste local já é obrigação da Prefeitura de Belo Horizonte”, concluiu.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.