A ligação de Zema para Dallagnol

Indignado com a cassação de Deltan Dallagnol, governador de Minas Gerais ligou para ex-deputado para se solidarizar e falar de futuro

Governador de Minas Gerais Romeu Zema

O governador Romeu Zema (Novo) ligou para o ex-procurador e ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) nesta quarta-feira (18). Uma fonte da coluna disse que a ligação foi demorada e que Zema demonstrou sua indignação com a cassação do parlamentar. Entusiasta da operação Lava-Jato, da qual Dallagnol foi procurador, o governador de Minas prestou solidariedade ao colega e falou sobre futuro.

Zema é considerado por políticos da direita um potencial candidato à presidência da República em 2026. O senador e ex-ministro, Ciro Nogueira (PP), chegou a dizer, em entrevista à Itatiaia, que os governadores de Minas e de São Paulo, Romeu Zema e Tarcísio de Freitas, seriam uma chapa dos sonhos para 2026. Nogueira é do Partido de Marcelo Aro (PP), que é secretário da Casa Civil de Zema e que tem forte ligação com o Podemos, legenda de Dallagnol.

Na sessão da Câmara dos Deputados, na noite dessa terça-feira (17), o ex-procurador se despediu dos colegas no plenário. O anúncio sobre a oficialização da cassação foi feito de forma protocolar pelo presidente da casa, Arthur Lira (PP).

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...