Representantes das partes na repactuação do acordo de Mariana voltam a se reunir nos dias 26 e 27 de abril em Brasília. A mesa da renegociação do acordo pelo rompimento da barragem da Samarco, a partir de agora, conta com representantes de 15 ministérios do governo federal.
No dia 12 deste mês, foi realizada a primeira reunião mediada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após a entrada da nova gestão federal na discussão do acordo. As negociações haviam sido paralisadas no final do Governo Bolsonaro. Ao assumir o poder, integrantes do Governo Lula decidiram rever alguns pontos que estavam em debate na gestão anterior. Após se reunir com os governadores de Minas e do Espírito Santo, em Brasília, a União reingressou na discussão coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça.
A reunião do dia 12 foi de alinhamento. Dentre os pontos revisitados, estiveram meio ambiente, saúde, pesca, retomada econômica, infraestrutura, saneamento básico e participação social no processo de negociação e destinação dos recursos. A próxima etapa será o início da solução dos impasses.