Ouvindo...

Depois de jantar entre Eduardo Leite e Renata Abreu, PSDB e Cidadania estão cada vez mais próximos de federação com Podemos

Lideranças partidárias acreditam que em, no máximo, 60 dias federação será ampliada

Presidente Nacional do PSDB, Eduardo Leite

O presidente nacional do PSDB, Eduardo Leite, e a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, se reuniram em um jantar na noite desta quarta-feira (22) em Brasília, e avançaram na negociação para aglutinação do Podemos na federação PSDB/Cidadania que foi selada no ano passado. Várias reuniões estão ocorrendo para tratar do assunto, mas um encontro de cúpula deve ocorrer no dia 11 de abril.

Uma das fontes da coluna disse que o processo está 98% definido e que a próxima fase é a redação do contrato da federação. Antes, no entanto, estão sendo aparadas arestas em cenários regionais, já que em alguns Estados esses partidos têm lideranças políticas que são adversárias. Em Minas, segundo o presidente estadual do PSDB, Paulo Abi-Ackel, não há empecilhos. “Não vejo problema com a federação em Minas, é um jogo de soma”, disse o deputado à coluna.

O arranjo tem impacto direto nas próximas eleições, alterando a chapa de vereadores e fazendo com que os partidos da federação tenham um candidato único à prefeitura.

A tendência de legendas com afinidades é, cada vez mais, se reunirem. As federações funcionam como se fossem um partido, tanto na arrecadação de recursos quanto na definição de diretrizes. As siglas que ficarem isoladas tendem a desaparecer, já que a legislação atual desfavorece a fragmentação partidária.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.