Ouvindo...

Tarifaço de Trump ameaça economia mineira e pode cortar 443 mil empregos

Siderurgia e café estão entre os mais afetados; veja também: financiamento de veículos cai em Minas

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

A Fiemg alertou que o tarifaço de Trump pode derrubar o PIB mineiro em até 6%, o que representaria um prejuízo de R$ 63,8 bilhões em até 10 anos. O impacto atinge setores como siderurgia e café, com risco de até 443 mil empregos perdidos em cenários mais graves. A entidade defende a diplomacia e acordos do Mercosul para amenizar os efeitos da crise com os EUA.

Saiba detalhes

Financiamento de veículos cai em Minas

O financiamento de veículos caiu 3,3% em Minas no primeiro semestre, com destaque negativo para autos leves (-4,1%). Juros altos, inflação e menor poder de compra travam a demanda. O cenário afeta também motos (-0,5%) e pesados (-6%), setor essencial no Estado. Especialistas alertam que a retomada depende da queda de juros e medidas públicas. No país, a retração foi de 0,7%, com impacto mais forte nos usados.

saiba detalhes

Aeroporto em Confins bate recorde de passageiros e cargas no 1º semestre

O Aeroporto Internacional de BH bateu recorde de movimentação no primeiro semestre de 2025, com 6,21 milhões de passageiros e 22,4 mil toneladas de cargas — os maiores volumes desde 2000, segundo a Anac. O terminal foi o quinto mais movimentado do país em passageiros e o oitavo em cargas. Em Minas, o aeroporto de Uberlândia se destacou como o segundo mais ativo, seguido por Montes Claros e Uberaba, que cresceram em passageiros, mas caíram em volume de cargas.

Saiba detalhes

Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.

Leia também

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.