A Vale vai investir R$ 67 bilhões em Minas Gerais até 2030 para reduzir o uso de barragens, ampliar a produção a seco e investir em mineração circular. Segundo o presidente Gustavo Pimenta, “jamais esqueceremos Mariana e Brumadinho”, que baseiam as transformações da empresa. A Mina Capanema, reinaugurada nesta quinta (4), funcionará sem barragens e deve acrescentar 15 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
Café em retração e carne em debate: os caminhos do agro mineiro
O agronegócio de Minas Gerais vive momentos distintos em duas de suas principais cadeias. A safra 2025 de café registrou queda de 10% em função do clima adverso e da bienalidade negativa, limitando a colheita a 25,2 milhões de sacas - apesar do avanço de 49% do conilon. Já a pecuária de corte, outro pilar econômico do estado, ganha espaço no Conacarne, congresso inédito que reunirá 2 mil participantes em setembro, em Belo Horizonte, para discutir qualidade, consumo, sustentabilidade e inovação tecnológica. O contraste reforça a necessidade de adaptação frente aos desafios climáticos e às novas exigências de mercado.
Mortes de animais após uso da vacina Excell 10 sobem para 612 no País
O Ministério da Agricultura atualizou para 612 o número de mortes de caprinos, ovinos e bovinos em investigação após uso da vacina Excell 10, fabricada pela Dechra Brasil. A pasta determinou apreensão de lotes, interdição da produção e auditoria na empresa. Em Minas Gerais, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) orientou produtores e veterinários a suspender o uso do imunizante. A clostridiose continua sendo considerada doença grave, mas a vacinação segue reconhecida como eficaz, segundo o governo federal.