O IPCA-BH caiu 0,24% em agosto, segundo a Fundação IPEAD/UFMG, marcando desaceleração frente a julho (0,50%). A deflação foi puxada por excursões, gasolina e passagens aéreas, além da queda no grupo Alimentação, com destaque para os itens in natura. No sentido contrário, a energia elétrica residencial subiu 4,27% e se tornou a principal pressão de alta no mês.
Locadoras de veículos aceleram mercado e emplacamentos crescem 10,83% em MG
Mais de 456 mil veículos foram emplacados de janeiro a agosto, segundo a Fenabrave. Automóveis de passeio lideram, com 258,4 mil unidades vendidas e avanço de 13,55% frente a 2024, seguidos por motos (100,6 mil) e comerciais leves (71,3 mil). O desempenho foi impulsionado principalmente pelas compras de locadoras, que sustentam o ritmo positivo mesmo em cenário econômico desafiador.
Joias mineiras buscam espaço no mercado asiático
Cerca de 40 empresários de Minas participam, entre 15 e 19 de setembro, da Jewellery & Gem WORLD Hong Kong, a maior feira B2B do setor no mundo. A missão integra o projeto Precious Brazil, do IBGM e ApexBrasil, e busca abrir portas no mercado asiático diante dos desafios tarifários nos EUA. O setor aposta em novos clientes, tendências e no fortalecimento da imagem brasileira em gemas e joias de alta qualidade.