Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Energia solar por assinatura: opção para economizar na conta de luz

Sabia que é possível economizar sem ter que instalar paineis fotovoltaicos?

Usina fotovoltaica em Frei Inocêncio (MG)

Usina fotovoltaica em Frei Inocêncio

Crédito: Divulgação

Energia solar sem precisar instalar painéis fotovoltaicos ou pagar taxas de adesão. Essa é a proposta da energia solar por assinatura, um modelo de negócio que vem ganhando espaço em Minas Gerais e no Brasil.

A energia solar por assinatura funciona da seguinte forma: uma empresa constrói e mantém uma usina solar em uma área que preencha os requisitos para a execução do projeto

e compartilha a energia gerada com os clientes que alugam uma cota proporcional ao seu consumo anual. Esses clientes recebem créditos de energia na sua conta de luz, que podem ser usados para abater o valor cobrado pela distribuidora local.

Uma das empresas que oferecem esse serviço em Minas Gerais é a AXS Energia, que faz parte do Grupo ROCA, um dos maiores nomes em energia solar no país. A AXS tem capacidade de atender mais de 20 mil consumidores em 774 munícipios mineiros, entre residências, comércios e propriedades rurais.

Segundo Eduardo Coutinho, diretor comercial e marketing da AXS Energia, a energia solar por assinatura é uma forma simples, econômica e sustentável de consumir energia renovável. “Com a AXS, o cliente pode economizar até 10% na conta de luz, sem se preocupar com instalação, manutenção ou investimento em equipamentos. Além disso, ele contribui para a preservação do meio ambiente, pois a energia solar é limpa e não emite gases de efeito estufa”, afirma.

Além disso, vale ressaltar que a energia solar gera empregos, renda e desenvolvimento para as comunidades locais. A AXS é uma empresa que reconhece a importância da sustentabilidade e busca oferecer soluções de energia solar que atendam às necessidades dos seus clientes e do meio ambiente.

A AXS Energia é a nova parceira do Órbi Conecta, o hub de inovação dos mineiros dedicado a apoiar empreendimentos inovadores e digitais que buscam soluções para os desafios da sociedade. Eles se uniram com o objetivo de juntos acelerar o crescimento do mercado de energia solar por assinatura em Minas Gerais e em todo o Brasil.

Dany Carvalho ressalta que o objetivo é criar novas conexões no mercado de energia para gerar oportunidades e discussões sobre tendências e desafios que permeiam o futuro da eficiência energética, impulsionando a inovação sustentável. “A chegada da AXS Energia ao Órbi Conecta reforça nosso compromisso de trabalho conjunto para desenvolver ações que gerem impacto no mercado de energia”, afirmou.

“Acreditamos que a energia solar por assinatura é o futuro da matriz energética brasileira, pois é uma forma de democratizar o acesso à energia limpa e econômica. Por isso, nos unimos ao Órbi Conecta, um hub de inovação que fomenta a conexão entre empresas, consumidores e comunidades. Juntos, vamos acelerar o crescimento do mercado de energia solar por assinatura em Minas Gerais e em todo o Brasil”, diz o CEO da AXS Energia, Rodolfo Pinto.

“Minas Gerais é um estado estratégico para a AXS Energia, pois possui um enorme potencial de geração de energia solar, tanto pela sua extensão territorial quanto pela sua irradiação solar. A nossa expectativa é de expandir a nossa rede de usinas fotovoltaicas no estado, atendendo a mais consumidores residenciais, comerciais e industriais com o nosso serviço de energia solar por assinatura”, explica o CEO da AXS Energia.

O Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais. Fundado em 2017 pela comunidade de startups San Pedro Valley, juntamente com três grandes empresas mineiras - Inter, MRV&CO e Localiza&CO -, trata-se de um espaço para gerar conexões e construir futuros desejáveis. Com sede em Belo Horizonte, conecta startups, corporates e talentos para impulsionar o mercado de tecnologia e inovação do país. Os seus três pilares são o Órbi for Startups, o Órbi for Corporates e o Órbi Academy.

O Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais, e agora mantém uma coluna publicada semanalmente às terças-feiras no portal da Itatiaia.
Leia mais