Agora no rádio...

Itatiaia é a Dona da Noite

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Dia das mães não terá churrasco barato!

O salário caindo no bolso do consumidor essa semana, as exportações em alta e o Dia das Mães, seguram os preços da carne.

Confira os preços da carne bovina, que só devem baratear na semana que vem com Valdir Barbosa…

Minas Gerais e Mato Grosso do Sul tiveram as maiores quedas na arroba do boi esta semana.

Nas principais regiões produtoras houve queda, sendo que Goiás cai para menos de 300 reais.

São Paulo baixou para 318 reais, mesmo valor do Mato Grosso; Mato Grosso do Sul desceu para 314 e Minas Gerais chegou a 303 reais a arroba.

O mercado atacadista explora 2 fatores essa semana para segurar o preço da carne bovina: o primeiro é a entrada dos salários no bolso do consumidor e o segundo é o tradicional churrasco no Dia das mães que aumenta o consumo da carne bovina.

Para a semana que vem o mercado indica uma possível queda nos preços. Os pastos vão perdendo qualidade abrindo caminho para os frigoríficos que se aproveitam da oferta e pagam mais barato pela arroba do boi.

O governo chinês, que recebe nos próximos dias o presidente Lula e sua comitiva, lançou um programa gigante para recuperação de terras degradadas que serão transformadas em pastagens para gado bovino.

Para implementar o programa o governo chinês destinou 15 bilhões, 260 milhões de dólares e já foi recuperada uma área do tamanho da Bélgica e ainda tem muita terra para ser recuperada nos próximos anos.

Produzir carne para mais de 1 bilhão e 400 milhões de habitantes, só mesmo com ajuda do Brasil o maior exportador do planeta.

Ouça a coluna de Valdir Barbosa:

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.