Ouvindo...

Café pode chegar a 100 reais o quilo

Aumento da matéria prima inda não foi repassado ao consumidor o que deve acontecer em até 60 dias

Café

Amigas e amigos do agro!!!

O consumidor pode se preparar para mais um aumento no preço do café tradicional e extra forte nos próximos 60 dias. Alta que vai mergulhar fundo no bolso do consumidor.

A ABIC - Associação Brasileira da Industria do Café - informa que as matérias primas na indústria subiram em torno de 116% em novembro do ano passado e até agora não foram repassadas aos supermercados.

O consumidor que se prepare para um aumento girando entre 20 e 30%. Se der 30%, o café tradicional vai bater na trave para não chegar a 100 reais o quilo.

Esse é um produto que o governo não derruba os preços nem a poder de reza brava. Dependendo do clima, a partir de outubro/novembro os preços podem começar a ter ligeiras quedas se confirmada a boa safra prevista para 2026.

Agora, vem a pergunta: o Brasil importa café? Sim! Compra da Suíça, nosso maior fornecedor; França, Estados Unidos, Espanha.

Mas eles não produzem café!

Verdade! Trata-se de cafés torrados, extratos, essências e concentrados de café para blend.

Comprou esse ano 970 toneladas, quantia irrisória em relação ao que produz, em torno de 3 milhões de toneladas ano.

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.