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Mudanças climáticas e redes sociais: uma nova abordagem

Ação com influenciadores digitais pretende difundir o cuidado com o meio ambiente e alertar para mudanças climáticas

As mudanças climáticas já não são uma previsão distante, estão presentes e afetando diretamente o nosso cotidiano. De acordo com um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o aumento da temperatura global tem desencadeado uma série de eventos climáticos extremos, com consequências devastadoras. Kamila Camilo, uma entusiasta da natureza e fundadora da Creators Academy, destaca a urgência de abordar esse problema com um enfoque emocional e inovador. Segundo ela, falar sobre mudanças climáticas com uma abordagem traumática, listando eventos que afetaram o ser humano, não funciona mais. “Meu convite é para irmos para uma abordagem a partir da emoção, pois cuidamos daquilo que conhecemos e amamos”, ressalta.

É necessário e urgente. O calor sufocante do verão de 2024 no hemisfério norte colocou agosto nos livros de recordes como o mês de agosto mais quente da história, de acordo com os últimos dados climáticos do Copernicus, divulgados pela agência Reuters. O calor implacável teria posicionado 2024 no caminho para potencialmente se tornar o ano mais quente já registrado.

No Sul Global, cidades estão, neste momento, cada vez mais assoladas por cenários de céu encoberto de fumaça, focos diversos de incêndios e falta de chuva drástica. As ondas de calor intensas são uma evidência clara das mudanças climáticas que prometem afetar o país nos próximos anos. Belo Horizonte já enfrenta seu segundo maior intervalo de estiagem desde 1961, quando as medições começaram. O recorde anterior foi em 1963, com impressionantes 198 dias sem chuva.

A questão das mudanças climáticas foi debatida durante a 2ª edição do Minas Summit, realizado em Belo Horizonte, pelo San Pedro Valley, grupo FCJ e Órbi Conecta. Segundo Kamila, a Amazônia, um dos ecossistemas mais importantes para a regulação do clima global, está sob ameaça. “Se a Amazônia está em risco, todos os nossos outros biomas estão em risco também”, alerta Kamila.

Vale lembrar que a floresta amazônica é crucial para o regime de chuvas no Brasil. Sem ela, o cerrado e, consequentemente, o agronegócio, sofrerão enormemente. Isso se traduz em impactos diretos na economia e no bem-estar da população. E como vivemos em um mundo em que pessoas influenciam pessoas, nada melhor do que utilizar influenciadores para difundirem a ideia de preservação do meio ambiente.

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O papel dos influenciadores digitais

O Brasil é um dos países mais influenciáveis do mundo, com cerca de 13 milhões de influenciadores digitais. Com isso, a Creators Academy surge como uma solução para reverter essa tendência, convidando influenciadores para se reconectarem com a natureza, promoverem um consumo mais consciente e influenciar as pessoas a mudarem de comportamento.

“Nossa missão é restaurar a relação das pessoas com a natureza e lembrar que elas são parte dela. Não há como enfrentar a crise climática sem admitir que vivemos no mesmo planeta e somos todos parte do problema, mas também podemos ser parte da solução”, explica Kamila.

A Creators Academy trabalha com influenciadores para aumentar a visibilidade de territórios invisibilizados, como comunidades indígenas, promovendo uma mudança real através da comunicação. O intuito, é levar os influenciadores para viverem uma experiência transformadora junto à natureza e, com isso, fazendo com que os influenciadores se tornem porta vozes da missão climática.

O financiamento para projetos de startups climáticas é uma área cheia de oportunidades. Existem fundos como o BNDES, Global Climate Fund e Global Energy Fund que disponibilizam recursos para inovação climática. Kamila destaca a importância da transparência e do compromisso das empresas com metas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Porém, é importante lembrar que a luta contra as mudanças climáticas exige um esforço coletivo e inovador. “O desafio das mudanças climáticas é um desafio de comprometimento coletivo. Se reflorestarmos mentes, aldearmos corações e descolonizarmos as ideias, poderemos fazer parte da solução”, conclui Kamila.

Com a COP30 se aproximando e trazendo uma nova onda de discussões sobre financiamento e regulamentação, o Brasil tem a oportunidade de se tornar um líder em resiliência climática, impulsionado pela inovação e colaboração.

Minas Summit

A 2ª edição do Minas Summit, onde Camila Kamilo realizou esta palestra, aconteceu nos dias 26 e 27 de junho de 2024. Criado pelo Grupo FCJ, Órbi Conecta e San Pedro Valley, teve patrocinadores como Anjos do Brasil, ArcelorMittal, Atlantic Hub, Azul Linhas Aéreas, Band Minas/Band News, Be Fly, Belotur/BH, Board Academy, CDL BH, CODEMGE/Governo de MG, Cotemig, CRA MG, Drummond, Eletromidia, Escalab, FGV, Framework, Gasmig, Grant Thornton, Grupo Anima - Una e Casa Uma, Huawei, Integração Ventures, Ops Team, Putz, Sucos Tial, Tik Tok e Yazo.

O Minas Summit 2024 superou todas as expectativas: foram mais de 10 mil participantes durante os dois dias, mais de 1,5 mil representantes de diversas startups de todo o Brasil e mais de R$ 50 milhões gerados em novos negócios. Com cerca de 80 horas de conteúdo, 300 painelistas e 6 palcos simultâneos, o Minas Summit se consolidou como um dos maiores eventos de inovação do país.

Para saber mais sobre o Órbi Conecta e tornar a sua empresa, startup ou projeto parte desse movimento, acesse www.orbi.co.


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