Ouvindo...

Flávio Bolsonaro responde ministro do STF e acusa Moraes de “sequestrar a democracia” brasileira

Senador respondeu as acusações de que Bolsonaro e Trump sequestrou a economia do Brasil

Senador Flávio Bolsonaro (PL)

O senador Flávio Bolsonaro (PL) respondeu a declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, durante voto para manter as medidas cautelares do ex-presidente. Dino acusou Jair Bolsonaro (PL) e Donald Trump de fazer “sequestro da economia” do Brasil. “O que foi sequestrado aqui no Brasil foi a nossa democracia, principalmente por Alexandre de Moraes, com tudo o que ele vem fazendo há anos: atacando a liberdade de expressão, cercando parlamentares de direita, especialmente o presidente Bolsonaro”, respondeu.

Quatro dos cinco ministros da primeira turma do STF votaram pelo manutenção das restrições de horário, proibição de redes sociais e instalação de tornozeleira eletrônica para Bolsonaro. Apenas Luiz Fux votou contra. No voto, Flávio Dino, que foi favorável às medias, acompanhando o relator, Alexandre de Moraes, justificou o posicionamento.

“Esta coação assume uma forma inédita: o ‘sequestro’ da economia de uma Nação, ameaçando empresas e empregos, visando exigir que o Supremo Tribunal Federal pague o “resgate”, arquivando um processo judicial instaurado a pedido da Procuradoria-Geral da República, sob a regência exclusiva das leis brasileiras. O Direito Constitucional Comparado registra intervenções armadas contra Tribunais, cassações de magistrados, “court packing plan”, dissolução política de Cortes. Mas esse ‘sequestro’ certamente merecerá muitos estudos acadêmicos, inclusive nas Universidades dos Estados Unidos, por seu caráter absolutamente esdrúxulo’”, escreveu Dino.

Assista a entrevista na íntegra:

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.