Ouvindo...

Autoridades brasileiras se deslocam de Israel para Jordânia nesta segunda-feira (16)

Os políticos estão no comboio que tem trajeto e horário sob sigilo por questão de segurança

Smoke billows following Israeli bombardment in Rafah, in the southern Gaza Strip, on May 25, 2024, amid the ongoing conflict between Israel and the Palestinian militant group Hamas. (Photo by Eyad BABA / AFP)

Um comboio com 12 políticos brasileiros saiu, nesta segunda-feira (16), de Israel em direção à Jordânia por via terrestra. A primeira leva de prefeitos tinha 13 integrantes, mas um deles resolveu ficar em Tel Aviv. De acordo com o senador Carlos Viana (Podemos), que é presidente do grupo Brasil-Israel no Parlamento, u m jato particular aguarda o grupo na Arábia Saudita.

A aeronave seria de aliados dos políticos de João Pessoa (PB) , segundo o senador. O prefeito da cidade, Cícero Lucena (PP) já havia pedido ajuda ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), que também é da cidade, para o resgate.

Segundo Viana, o grupo deixa Israel pela fronteira com a Jordânia, e deve seguir - também por terra - para Arábia Saudita, onde está o jato. A aeronave tem capacidade pra transportar nove pessoas e o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), estaria entre os convidados.

Este será o primerio grupo a ser transportado, além de mais uma leva de prefeitos e parlamentares, há um grupo de militantes LGBT, todos convidados pelo Governo de Israel, que têm prioridade na saída.

Parlamentares, como Carlos Viana (Podemos, e Nelsinho Trad (PSD), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, tentam um vôo da Força Aérea Brasileira para transporte das comitivas. A saída seria pelo Egito, como aconteceu com os que foram repatriados após o ataque do Hamas.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.