Ouvindo...

Chefe de Sanções dos EUA se reúne com Flávio Bolsonaro no Senado e pode discutir punição contra Moraes

Delegação americana está no Brasil nesta segunda-feira (5)

Moraes manda Bolsonaro comprovar convite para posse de Trump | CNN Brasil

O coordenador interino de Sanções do Departamento de Estado dos EUA, David Gamble, vai se reunir com o senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O encontro, segundo apurou a Itatiaia, será no gabinete do parlamentar no Senado.

Embora a embaixada dos Estados Unidos não confirme que a delegação americana vá discutir sanções para o ministro Alexandre de Moraes, o assunto pode ser tratado na reunião desta tarde.

Veja também: Trump envia chefe de departamento de sanções ao Brasil; veja o que esperar da visita

Entenda

Os deputados republicanos dos Estados Unidos, Rich McCormick e María Elvira Salazar, enviaram uma carta ao presidente Donald Trump e ao secretário de Estado, Marco Rubio, pedindo sanções contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes. As punições sugeridas incluem a proibição de visto e o bloqueio de bens de Moraes, com base na Lei Magnitsky, que permite medidas contra corrupção e violações de direitos humanos.

Leia também

McCormick e Salazar alegam que o indiciamento de Jair Bolsonaro por suposta tentativa de golpe é uma medida para impedir sua candidatura à presidência em 2026.

Em nota, a embaixada afirmou que Gamble participará de reuniões bilaterais sobre organizações criminosas transnacionais e discutirá os programas de sanções dos EUA voltados ao combate ao terrorismo e ao tráfico de drogas, mas não confirmou que trataria da situação de Moraes.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.