Ouvindo...

Dia Internacional da Cerveja: Minas se consolida no mercado nacional

Estado já soma 235 cervejarias e se firma como potência nacional; produção movimenta economia e reflete o jeito mineiro de celebrar

O Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto desde 2007, tem sabor especial em Minas Gerais. O estado saltou de 87 cervejarias em 2017 para 235 em 2024, crescimento de 155% que o coloca em terceiro lugar no ranking nacional. A produção artesanal domina o setor, impulsionada pela tradição de boteco e pelo perfil acolhedor dos mineiros. Belo Horizonte, com 20 marcas e reconhecida como “Capital dos Bares”, lidera ao lado de cidades como Nova Lima e Juiz de Fora.

Veja o ranking das cidades que mais produzem no estado

Leia também

Dia dos Pais em BH: menos presentes, mas com valor mais alto

A intenção de compra para o Dia dos Pais caiu em Belo Horizonte: apenas 46,49% dos consumidores devem presentear neste ano, queda de 12,28% em relação a 2024, segundo o Ipead/UFMG. Apesar disso, o gasto médio previsto subiu 17,18%, chegando a R$ 129,01, com 72,64% dos clientes gastando até R$ 150. Calçados, acessórios, roupas e cosméticos lideram a lista de presentes.

Descubra como o comércio está se preparando

Pagamentos por aproximação: sete em cada dez compras são feitas com a tecnologia

Cerca de 70% das compras com cartão no Brasil já são feitas por aproximação, segundo levantamento da Visa. O volume dessas transações cresceu 40% em março de 2025 em relação ao ano anterior, e o tíquete médio subiu 6%, sinalizando maior confiança para compras de maior valor. São Paulo concentra 10% do total nacional e 40% das movimentações entre as dez cidades líderes.

Leia a matéria

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.