Ouvindo...

‘Delírio’, diz Erika Hilton sobre PEC que permite Nikolas disputar com Lula em 2026

Depois de vídeo rebatendo post viral do parlamentar sobre Pix, deputada criticou proposta que pode mudar a idade mínima para candidato à Presidência da República

Depois de vídeo rebatendo Nikolas sobre Pix, Erika Hilton crítica PEC que pode colocar o deputado na disputa contra Lula em 2026

A deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) chamou de “delírio” a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe a redução da idade mínina para disputar a Presidência da República de 35 para 30 anos. À Itatiaia, a parlamentar disse que a propsta é uma “piada”.

Mudança de idade mínima
A mudança permitiria que Nikolas disputasse o senado ou a presidência contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Pela regra atual, como o mineiro completa 35 anos em maio de 2031, ele só poderia disputar a cadeira mais poderosa do Brasil em 2034.

Pix
A PEC foi apresentada pelo deputado federal, Eros Biondini (PL-MG), logo depois que o vídeo de Nikolas contra o rastreio do PIX viralizou e provocou a revogação da medida. “Talvez eles estejam muito impressionados com a visibilidade que tiveram nos últimos dias com esse vídeo que circulou nas redes sociais, mas número de visualizações não necessariamente significa número de pessoas que assistiram e muito menos número de votos nas urnas”, avalia.

Para a deputada, vislumbrar que Nikolas possa disputar com Lula é arrogância. “Eu acho que o Congresso não aprova uma PEC como essa e eu acho que a extrema direita precisa colocar um pouco os pés no chão e sair desse pedestal da arrogância e da certeza de que o futuro está garantido para ele, porque nós estamos em uma disputa importante e tem muita água para passar ainda embaixo dessa ponte”, disse a parlamentar

‘Delírio’
Hilton classificou a proposta como “delírio” e “piada”. “Com relação a essa PEC, eu acho que é mais um delírio, mais uma fantasia de um setor da política que tem a capacidade de produzir fantasias de conspirações o tempo inteiro, de ir além da realidade. Pensar que o deputado Nikolas tem condição de enfrentar nas próximas eleições o presidente Lula é algo que chega a ser uma piada’, disparou.

Escala 6X1
Depois do vídeo rebatendo Nikolas Ferreira, a deputada afirma que a próxima etapa é no parlamento. “O próximo passo é seguir batalhando dentro da Câmara pela regulação das redes sociais, que é um passo extremamente importante para a democracia, para o combate às fake news e à disseminação de notícias falsas, mas também protocolando a nossa PEC da escala 6 por 1, que eu acho que é um debate que de fato dialoga com o sentimento da classe trabalhadora e propõe algo de fato importante ao conjunto dos trabalhadores do nosso país”, concluiu.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.