Vitória na crise do PIX desperta movimentação para Nikolas Ferreira enfrentar Lula em 2026

Deputado Eros Biondini (PL) protocolou PEC que diminui de 35 para 30 idade mínima para disputar a presidêcia

Os deputados federais Eros Biondini e Nikolas Ferreira, ambos do PL de Minas Gerais

Após a viralização do video de Nikolas Ferreira (PL) que fez o governo federal revogar a medida de rastreio do PIX, aumentou a movimentação para antecipar a candidatura do parlamentar à presidência da República para 2026.

O deputado federal mineiro Eros Biondini (PL) protocolou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) com o objetivo de diminuir a idade mínima para disputa ao cargo de 35 para 30 anos.

A medida, se aprovada, permite que Nikolas enfrente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas no próximo pleito e também abre caminho para que Nikolas dispute o Senado, cargo ao qual o próprio Eros pretende concorrer. A leitura do parlamentar é que a proposta foi feita para “o bem do Brasil”.

Nikolas disse, em entrevista à Itatiaia, que sonha em ser candidato à presidência. Na próxima eleição, ele é cotado para disputar o Governo de Minas.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...