Ouvindo...

Próxima sessão plenária da Câmara será dia 26/08; não há previsão de votação do PL da Dívida

Por enquanto, não há votação prevista para a proposta aprovada na última quinta-feira (17) no Senado

Próxima sessão plenária da Câmara será dia 26/08; não há previsão de votação do PL da Dívida

Depois de uma semana de esforço concentrado, antes do início do período eleitoral, a Câmara dos Deputados retoma as votações em plenário no próximo dia 26. A princípio, não há previsão de votação do Projeto de Lei de Renegociação da Dívida dos Estados com a União, que foi aprovado na última quarta-feira (14), no Senado.

A proposta, do senador Rodrigo Pacheco, institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), destinado a renegociação para estados endividados, dentre eles Minas Gerais.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu prazo até o dia 28 de agosto para Minas encontrar uma solução. As opções são: adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que precisa ser aprovado em segundo turno na Assembleia Legislativa; adesão ao Propag, que precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados; ou retorno imediato do pagamento das parcelas integrais; suspensas por força de liminar desde o governo de Fernando Pimentel.

A atual gestão do governo estadual defende aprovação e adesão ao RRF, mas encontra dificuldades entre deputados estaduais que apoiam a proposta de Pacheco.

Reforma Tributária

Já a regulamentação da Reforma Tributária entrará na pauta para continuidade da votação do projeto que regulamenta a gestão e fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Os deputados votarão os destaques apresentados pelos partidos propondo mudanças no texto.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.