Ouvindo...

Executiva nacional do Podemos deve reunir Viana e Nely na próxima quarta (14)

Objetivo é dar fim no impasse sobre a escolha da vice e minimizar os danos causados pela crise

Executiva nacional do Podemos deve reunir Viana e Nely na próxima quarta (14)*

A executiva nacional do Podemos planeja reunião, nesta quarta (14), em Brasília, com o senador Carlos Viana (Podemos) e a presidente estadual do partido, deputada federal Nely Aquino. O objetivo é resolver o impasse sobre a escolha da vice de Viana na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte.

O senador decidiu pelo nome de Kika da Serra, líder comunitária de um dos maiores aglomerados de Belo Horizonte, mas a coligação registrou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o nome de Renata Rosa (Podemos), cadeirante e militante pela causa da inclusão.

Guerra
A guerra extrapolou o ambiente interno da coligação e foi parar na imprensa. Viana acusou Aquino de intransigente e disse que ela insiste em Renata pelo fato de ser irmã da chefe de gabinete dela e Nely respondeu, chamando o senador de politicamente inábil e sugerindo que ele deixe o Podemos.

Candidatura em risco?
Mesmo depois do desgaste, interlocutores de Viana afirmam que a candidatura dele está mantida. No entanto, outras fontes ouvidas pela Itatiaia afirmam que a situação do senador dentro do próprio é complicada.

A tentativa da executica nacional é “pacificar o clima e minimizar os danos causados pela crise à candidatura do partido a prefeitura de BH”.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.