O Partido dos Trabalhadores deve anunciar a vice do deputado Rogério Correia, pré-candidato do presidente Lula à prefeitura de Belo Horizonte, somente no dia da convenção. A ideia é registrar a candidatura no dia cinco de agosto e começar a mobilização no dia sete, logo no início do prazo. A expectativa do PT é de atrair a deputada federal Duda Salabert (PDT) para uma composição, mas a pedetista mantem a candidatura e adiou a convenção partidária para o mesmo dia que o PT, quatro de agosto.
Tempo de TV
Para o PT, a aliança com o PDT aumentaria a chance de polarização e de ir para o segundo turno, já que unifica a esquerda. O nome do Correia, atualmente, reúne duas federações: PT/PC do B/PV e PSOL/Rede. A composição soma um minuto e 47 segundos de tempo de televisão no horário eleitoral e de 15 a 16 inserções diárias, sendo sete minutos e 41 segundos ao longo do dia.
Duda Salabert, ainda sem alianças, tem 22 segundos de tempo de TV e de 3 a 4 inserções diárias somando um minuto e quarenta segundos.
Torcida contra
Como unifica a esquerda e, consequentemente o eleitorado dessa matiz ideológica, a junçao das duas chapas é temida por algumas candidaturas da direita que torcem para que Rogério e Duda sigam separados.
Segundo turno
As lideranças das campanhas maiores, a despeito das pesquisas, tem consenso sobre as chances de segundo turno, colocando na lista Bruno Engler (PL), Mauro Tramonte (Republicanos), o prefeito Fuad Noman (PSD) e Rogério Correia (PT), caso faça uma composição com Duda Salabert (PDT).