Ouvindo...

Times

Deputada federal vai pedir instauração de processo na OAB-MG contra advogada denunciada por racismo

A mulher apontada por ofender o funcionário da companhia Azul após ser retirada de um vôo por suspeita de embriaguez é presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB-MG

A deputada federal Dandara (PT), vice líder do PT na Câmara e membro da Bancada Negra, vai pedir a instauração de processo administrativo disciplinar “em razão de crime infamante” contra a advogada denunciada por racismo após episódio contra um funcionário da companhia Azul, no final de semana.

A advogada é presidente da Comissão de Direito da Moda da Ordem dos Advogados do Brasil, Sessão Minas Gerais. A deputada Dandara afirmou que vai acionar a OAB argumentando que a profissional “perdeu a idoneidade moral ao cometer o crime de racismo”.

Até o momento da publicação deste texto, o Tribunal de Ética da Ordem ainda não havia sido acionado. Até ser provocada, a OAB não moverá processo administrativo contra a advogada, entendendo que ela não cometeu o crime no exercídio da profissão.

A agressão ocorreu na noite deste domingo quando o gerente operacional retirou de um vôo uma passageira “demonstrando estar com sintomas de embriaguez alcóolica” e revoltada, segundo ele, a advogado o teria chamado de “macaco”, “preto”, “vagabundo”. Também menosprezou o cargo dele, que chamou de “empreguinho” e disse “você precisa mostrar trabalho, babaca, você está feliz por ter desembarcado uma patricinha do avião”.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais