Ouvindo...

Saiba quem podem ser os candidatos de Minas ao Senado em 2026

Pelo menos quatro deputados e três senadores estão entre os cotados

Saiba quem podem ser os candidatos de Minas ao Senado em 2026

Faltam dois anos para as eleições de 2026, mas os nomes para os cotados ao Senado já começam a despontar nos bastidores. Pelo menos quatro deputados federais mineiros devem disputar uma cadeira na Casa Alta:

  • Eros Biondini (PL)
  • Reginaldo Lopes (PT)
  • Euclydes Pettersen (Repuplicanos)
  • Mário Heringer (PDT)

Os senadores Rodrigo Pacheco (PSD) e Carlos Viana (Podemos), segundo aliados, caso não sejam eleitos governador de Minas e prefeito de Belo Horizonte, devem concorrer ao Senado novamente.

O ministro Alexandre Silveira (PSD) também é um nome que pode disputar o cargo. O deputado federal Aécio Neves (PSDB) e o secretário da Casa Civil de Minas, Marcelo Aro (PP), não pretendem disputar eleições proporcionais em 2026, deixando em aberto a possibilidade de disputar o Senado.

O governador Romeu Zema (Novo), caso não dispute a presidência da República, também é cogitado para concorrer a uma das vagas.

Na próxima eleição, das três vagas de senador para Minas, apenas duas estão abertas: a do Viana e do Pacheco. O mandato do senador Cleitinho (Republicanos) só termina em 2030.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.