Ouvindo...

Conheça o planeta onde o dia dura mais que o ano

A explicação para essa contradição está na velocidade de rotação e da direção em que o planeta está

Em Vênus, o dia dura mais do que o ano. Por lá, os conceitos de dia e ano funcionam de forma diferente do que acontece na Terra, fazendo com que o paradoxo seja possível.

Para entender esse fenômeno, é preciso observar o que significa “dia” e “ano” em um contexto astronômico.

Os dois são ditados pelos movimentos de rotação e translação dos planetas. Esses conceitos funcionam da seguinte forma:

  • Ano: ditado pelo movimento de translação, o termo corresponde ao tempo que o planeta leva para completar uma volta inteira ao redor de sua estrela, no caso dos planetas do Sistema Solar, o Sol. No caso de Vênus, seu ano, ou período orbital, dura aproximadamente 225 dias terrestres.
  • Dia: está diretamente ligado ao movimento de rotação e refere-se ao tempo que um planeta leva para completar uma volta completa sobre o seu próprio eixo. Um dia sideral em Vênus leva cerca de 243 dias terrestres.
Leia também

Em resumo, o tempo que Vênus leva para girar uma vez sobre si mesmo (243 dias) é maior do que o tempo que leva para orbitar o Sol (225 dias). A explicação para essa contradição está na velocidade de rotação e da direção em que o planeta está.

  • Rotação Extremamente Lenta: Vênus possui a rotação mais lenta de todos os planetas do Sistema Solar. Enquanto a Terra completa um giro em 24 horas, Vênus leva 243 dias terrestres para fazer o mesmo. A causa exata dessa lentidão ainda é debatida, mas as principais teorias sugerem que ela pode ser resultado de um impacto colossal no início de sua história ou do efeito de freio gravitacional exercido por sua densa atmosfera ao longo de bilhões de anos.
  • Rotação Retrógrada: Além de lento, o movimento de Vênus é retrógrado, o que significa que ele gira em seu eixo na direção oposta à da maioria dos outros planetas, incluindo a Terra. Olhando de cima do polo norte do Sol, quase todos os planetas giram no sentido anti-horário, mas Vênus gira no sentido horário. Esse movimento peculiar também afeta a duração do seu dia solar (o tempo entre um nascer do sol e o outro), que em Vênus é de cerca de 117 dias terrestres.

Sob supervisão de Edu Oliveira

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.