Ouvindo...

WhatsApp testa função que impede que usuários salvem mídias na galeria

Configuração de segurança está em testes na versão Beta do aplicativo para iPhones, mas deve chegar a aparelhos com Android ainda nesta semana

Logo do WhatsApp, mensageiro da META

O WhatsApp está testando uma nova funcionalidade que vai impedir que usuários exportem conversas ou salvem mídias encaminhadas para determinados contatos em suas galerias. O objetivo é que a nova configuração funcione como uma modalidade avançada de privacidade. A informação foi divulgada pelo portal especializado “WABetainfo”, que descobriu os testes em uma atualização recente do WhatsApp Beta para iPhones.

A função também será expandida para aparelhos com Android ainda nesta semana, segundo o portal. A opção para travar o compartilhamento de mensagens será permitida tanto em conversas individuais como em grupos. Com a função ativada, usuários serão impedidos de exportar as conversas inteiras, como hoje é possível fazer. Imagens e vídeos também serão impedidos de serem salvos na galeria com a nova função.

Apesar de impedir que conversas inteiras sejam exportadas e, as mídias, salvas, ainda será possível encaminhar mensagens individuais e fazer capturas de tela nas conversas, conforme o WABetainfo. Ainda não se sabe quando a função virá a público e, hoje, ela está disponível apenas para usuários da versão beta do aplicativo.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.