Ouvindo...

BH Tech Week: conexões como ativo da inovação

Por Dany Carvalho*

Minas Gerais desempenha um importante papel na inovação do Brasil. De acordo com o mapeamento da Associação Brasileira de Startups, o estado é o terceiro do país com a maior concentração desse tipo de empresa. Ao todo, concentra 9,5% das startups do país, ficando atrás de São Paulo (32,5%) e Santa Catarina (12,6%). O crescimento na última década também foi expressivo. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, o número de startups saltou de 365 empresas em 2015 para cerca de 1250 em 2022: mais que triplicou.

Ainda assim, há um potencial gigantesco e é essencial fomentar novas conexões no setor. Nesse propósito, os eventos se consolidam como oportunidade ideal. O Minas Summit, por exemplo, fruto da iniciativa conjunta do FCJ Group, do Órbi Conecta e do San Pedro Valley, tem se revelado um catalisador indispensável para o fomento da inovação e do empreendedorismo, proporcionando o surgimento e desenvolvimento de soluções criativas.

Leia também

A 2ª edição está marcada para os dias 26 e 27 de junho, em Belo Horizonte, durante a BH Tech Week, que se estende por toda a semana. Com mais de 300 palestrantes, prevendo a participação de 1,5 mil startups e a presença de cerca de 8 mil visitantes ávidos por conhecer as tendências e oportunidades do universo empreendedor e inovador. Afinal, a importância da inovação no contexto contemporâneo é incontestável. Em um cenário global marcado pela competição acirrada e pela rápida evolução tecnológica, a capacidade de inovar tornou-se uma habilidade vital para a sobrevivência das empresas.

Essa materialização se dá por meio das conexões estabelecidas durante o Minas Summit e os outros palcos da BH Tech Week. A interação entre startups, grandes corporações, investidores, acadêmicos e gestores públicos cria um ecossistema diversificado e colaborativo, propício para a transformação de ideias em ações concretas. Terreno fértil para soluções verdadeiramente inovadoras.

O impacto positivo dessas oportunidades no ecossistema de inovação transcende os limites do evento em si, podendo se traduzir em parcerias estratégicas, novos empreendimentos e até mudanças de paradigma. Promover a inovação e estimular a formação de conexões significativas são elementos-chave para fortalecer o cenário empreendedor e garantir a sustentabilidade dos negócios. Fortalecer a comunidade de empreendedorismo digital é, aliás, um dos papéis de um hub de inovação.

Eventos como o Minas Summit fortalecem toda Minas Gerais e geram oportunidades de aprendizado, conexões e novas parcerias, não apenas para startups e grandes empresas, mas também para outros players de fomento à inovação. O resultado é um ecossistema cada vez mais robusto e inclusivo, contribuindo para posicionar Minas Gerais no centro da inovação do Brasil.

* Dany Carvalho é CEO do Órbi Conecta, principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais (www.orbi.co)


Participe dos canais da Itatiaia:

O Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais, e agora mantém uma coluna publicada semanalmente às terças-feiras no portal da Itatiaia.
Leia mais