Ouvindo...

Times

Android 15: quais são as novidades da atualização?

Confira os novos recursos da atualização do sistema operacional, que foca em inteligência artificial (IA)

O Android 15 foi apresentado nessa quarta-feira (15), durante o segundo dia do evento Google I/O. Com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano, foi revelado que a atualização tem novos recursos e conta com aplicação de inteligência artificial (IA).

Com anúncio durante o Google I/O, a empresa também lançou o Android 15 beta 2. Seguindo o calendário do Google, a atualização deve estar estável a partir de junho, com lançamento entre julho e agosto.

Confira abaixo alguns dos novos recursos já confirmados, que tem foco na segurança dos usuários.

Leia também

Bloqueio em caso de furto

O Google adicionou, ao Android 15, um novo tipo de bloqueio em caso de furto do celular. Caso alguém puxe o celular de sua mão ou bolso e tente fugir, o aparelho vai ser bloqueado, para evitar que as informações nele contidas sejam acessadas.

A funcionalidade é baseada em inteligência artificial. Além disso, ainda há outras etapas de segurança, como:

  • Impedir que a função “Encontre Meu Dispositivo” seja desativada;
  • Impedir o aumento de tempo limite para bloqueio de tela;
  • Impedir que um celular redefinido de fábrica seja configurado novamente sem as credenciais do proprietário.

Proteção de dados e apps

A atualização traz o Indicador de Privacidade, uma área no smartphone dedicada para gerenciar permissões de recursos, como câmera e microfone. Além disso, esse espaço funciona com a ferramenta de “pasta segura”. Nesse local, o usuário pode ocultar aplicativos e arquivos.

Bloqueio de celular offline

Com esse recurso, caso alguém tente desconectar o seu celular da rede para que o aparelho não seja rastreado, a ferramenta pode bloquear automaticamente a tela. Esse bloqueio também acontece se alguém tentar desbloquear o aparelho muitas vezes e não conseguir.

Melhorias para redes sociais

Os aplicativos de redes sociais poderão acessar os recursos nativos de câmera, para melhorar o uso. Será possível também controlar a intensidade do flash do dispositivo na hora de fotografar ou filmar.

Bateria e desempenho

Com foco na performance, o Android 15 tem ajustes no Android Dynamic Perfomance Framework (ADPF). A empresa focou na otimização em jogos, mas outros softwares que consomem muita energia também poderão ser melhor gerenciados.

Aplicativos em segundo plano também passam a funcionar consumindo menos bateria.

Realidade aumentada (RA)

O Android 15 também aposta na realidade aumentada, principalmente pelo aplicativo Google Maps. Será possível, por exemplo, apontar a câmera do celular para um local e receber informações relevantes.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia
Leia mais