O CEO do Google, Sandar Pichai, anunciou nesta segunda-feira (14) uma nova ferramenta de busca amparada pela tecnologia da inteligência artificial: o Gemini 1.5 Pro. A proposta é trazer “experiências de busca muito mais poderosas”, de acordo com Sandar. O resultado das buscas agora terão “multimodalidade e contextos longos”, além de respostas personalizadas de acordo com os dados que o usuário oferece.
Até o momento, a Gemini 1.5 Pro está disponível em 35 línguas diferentes, mas apenas nos Estados Unidos, e deve ser lançada em outros países em breve. Um dos aspectos mais inovadores, destacados pelo CEO do Google, é a possibilidade de trabalhar com áudios, fotos e vídeos de forma diferente.
Hoje em dia, já é possível fazer uma pesquisa por foto na barra de pesquisa do Google. A diferença é que com a nova ferramenta as diferentes formas de mídia poderão ser lidas de forma diferente.
Como vai funcionar?
Sandar Pichai trouxe como exemplo a possibilidade de pesquisar entre as imagens do Google Fotos. Será possível obter respostas para perguntas como “quando o meu filho aprendeu a nadar? e “qual é a placa do meu carro?”, a partir das fotos que o usuário tem na galeria.
Além disso, a ferramenta também promete revolucionar os softwares do Google voltados, principalmente, para o ambiente de trabalho, como o Gmail e o Google Workspace. A ferramenta pode, por exemplo, destacar os pontos altos de uma reunião em vídeo chamada, depois de gravada, e responder a emails de forma automatizada.
Áudio e vídeo
A Gemini 1.5 Pro também promete trazer a possibilidade de gerar imagens, áudios e vídeos de forma mais poderosa do que já existe no mercado. As fotos poderão ser geradas com mais detalhes, por meio do Imagen 3, sendo ainda melhores quando o comando vem com mais particularidades, e os vídeos serão gerados em alta qualidade.
Para vídeos, a proposta é trazer possibilidades tão inovadoras e avançadas que servirão para amparar até mesmo produtores. Para desenvolver o Veo, inteligência artificial específica para a criação de vídeos, o Google trabalhou em parceria com Donald Glover, ator, roteirista, humorista, músico e rapper americano. De acordo com ele, “todo mundo vai ser um diretor”.
No mundo da música, a IA também promete revolucionar, em uma parceria com o Youtube, produtores musicais e museus. A Music AI Sandbox também foi gerada em parceria com um produtor musical, o Wyclef Jean, que já trabalhou com nomes como Shakira, Lauryn Hill e Akon. Em vídeo apresentando a ferramenta, ele mostra que é possível até mesmo trazer um “toque de brasilidade” a uma música, adicionando acordes de instrumentos típicos do Brasil.