Ouvindo...

Brasil é campeão em ligações indesejadas, diz levantamento

Anatel propõe a criação do código 304 para que o usuário possa identificá-las

Se você soubesse que uma ligação recebida se trata de spam, isso ajudaria na decisão de atendê-la? Essa é uma das perguntas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em uma consulta aberta disponível no site do órgão até 9 de setembro de 2023.

Leia também:

Um estudo da Truecaller aponta o Brasil como campeão desse tipo de chamada. Para combater a prática, a agência estuda a adoção de medidas. Com isso, essas ligações indesejadas podem ser, em breve, identificadas com o código 304.

O órgão destaca, de acordo com um estudo da Truecaller, que o “Brasil se manteve na liderança de país com maior número de spams no mundo (por quatro anos seguidos), com 32,9 ligações de spam por usuário, por mês”. Para comparação, o Peru, que aparece em segundo lugar, tem média de 18,02 chamadas por usuário por mês.

As ligações vinculadas ao sistema financeiro (bancos, empresas de cartões de crédito, seguros e agências de cobrança) são responsáveis por 44% do spam. Vendas (telemarketing para venda, chamadas de operadoras de celular, promoções e ligações políticas) aparecem em segundo, com 39%.

As chamadas associadas a golpes, por sua vez, são 16,9%. Isso inclui tentativas de fraude e de phishing, todas com o uso de engenharia social — que manipula a vítima para obter informações pessoais.

Leia mais