O Brasil enfrentou 2 milhões de tentativas de
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Para o levantamento, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. As tentativas de fraude são todas as transações classificadas como suspeitas ou confirmadas como fraude.
O resultado aponta queda de 50,6% na quantidade de tentativas de fraude em relação ao mesmo período de 2022. Houve, entretanto, aumento de 4,1% no tíquete médio, que passou para R$ 1.273.
Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale, diz que os dados refletem a desaceleração do
Ele lembra, entretanto, que os números ainda são altos, principalmente em relação ao valor total e ao tíquete médio. “Lojistas precisam permanecer atentos e vigilantes a possíveis golpes, cada vez mais sofisticados e frequentes”, alerta.
Outros dados
As categorias que mais sofreram tentativas de fraude no primeiro semestre deste ano foram eletrônicos (5,7%), celular (5,2%) e informática (3,3%). Eletrônicos e celulares lideram as categorias mais visadas por fraudadores pelo terceiro ano consecutivo. Segundo o CEO, isso ocorre em razão da procura elevada, da maior liquidez e da facilidade de transporte.
O público masculino é o que mais sofre com tentativas de fraudes (2,3%). Em seguida, vem outros (1,7%), pessoas com outras definições de gênero ou erros de integração, e, por fim, o
O maior percentual de tentativas de golpe em relação à quantidade de transações está na região Norte (2,6%). O Nordeste (2,2%) vem em segundo lugar, Centro-Oeste (1,6%) e Sudeste (1,6%) aparecem empatados em terceiro e Sul (1%) apresenta o menor índice. Em números absolutos, entretanto, a região Sudeste teve o maior número de fraudes do país, já que concentrou 47,1 milhões de pedidos.