Ouvindo...

Apple apresenta macOS 14, watchOS 10 e tvOS 17

Primeira versão dos sistemas está liberada a partir desta segunda-feira para assinantes do Apple Developer

Apple apresentou novidades em sua conferência anual de desenvolvedores

Além de revelar o iOS 17, a Apple aproveitou sua conferência anual de desenvolvedores, a WWDC 2023, para apresentar nesta segunda-feira (5) novidades para seus outros sistemas operacionais: macOS 14, watchOS 10 e tvOS 17. Veja, a seguir, o que esperar.

Leia também:

O macOS 14, chamado de Sonoma, recebeu novidades semelhantes às apresentadas no iOS 17. A estratégia da companhia é reduzir as diferenças entre seus sistemas operacionais móveis (o iOS e o iPadOS) e o usado em computadores.

O destaque são os widgets interativos na tela inicial: é possível escolher por tema ou necessidade na Widget Gallery. O navegador Safari, por sua vez, vai permitir a criação de perfis individuais e o compartilhamento de senhas entre integrantes de uma mesma família. Com ele, vai ser possível executar webapps diretamente da Barra de Tarefas assim que o navegador for aberto.

Para os gamers, o desempenho em títulos recentes, como Resident Evil: Village e Stray, deve ser otimizado. Com o Game Mode, a diversão vai ficar mais imersiva e incluir compatibilidade para controles de PlayStation 5 e Xbox Séries X/S.

O sistema operacional deve vir nos novos Macs anunciados pela marca, como o MacBook Air de 15 polegadas. As versões compatíveis com o macOS 14 são iMac 2017 e posterior, iMac Pro 2017 e posterior, MacBook Air 2018 e posterior, MacBook Pro 2017 e posterior, Mac Pro 2019 e posterior, Mac mini 2018 e posterior e MacBook 2017 e posterior. Modelos mais antigos também vão poder adotar o macOS 14: para isso, terão de atender aos requisitos, que ainda serão revelados.

Apple Watch e Apple TV

Para o Apple Watch, a principal novidade do watchOS 10 é a possibilidade de personalizar os botões laterais do relógio. Com isso, o usuário vai poder ativar seus recursos favoritos ou widgets mais rapidamente. O acessório parece estar cada vez mais independente do iPhone.

O sistema agora aproveita a tela ao máximo. Informações em aplicativos como Clima, Casa, Maps, Mensagens estão mais visíveis. Há, ainda, novos apps, como o Hiking e o Cycling: ciclistas vão poder escolher o tipo de percurso, medir a velocidade e monitorar o treinamento, bem como ver dados de batimento cardíaco, dicas para melhorar o desempenho e recursos de segurança.

Os modelos de Apple Watch compatíveis com o watchOS 10 são Series 5, 6, 7, 8, SE (2020 e 2022) e Ultra. A primeira versão do watchOS 14 para desenvolvedores está disponível a partir desta segunda-feira para assinantes do Apple Developer. O lançamento público está previsto para outubro.

O tvOS, por sua vez, vai receber otimizações de desempenho. Além disso, tem um Centro de Controle novo e melhorias para garantir experiência personalizada. Vai ser possível, ainda, controlar o sistema pelo celular.

Chamadas de vídeo pelo FaceTime atualizado vão poder ser feitas diretamente da TV, com enquadramento automático e uso do microfone embutido. Um simples toque na tela permite fazer a transição entre o iPhone e a Apple TV.

A Apple TV HD de 4ª geração, de 2015, não deve receber o software mais recente. Os modelos compatíveis com o tvOS 17 são Apple TV 4K (1ª e 2ª gerações), Apple TV 4K (3ª geração) Wi-Fi e Apple TV 4K (3ª geração) Wi-Fi + Ethernet. A primeira versão do tvOS 14 para desenvolvedores já está liberada a partir desta segunda-feira para assinantes do Apple Developer. O lançamento público está previsto para outubro.