Ouvindo...

WhatsApp é acusado de ativar microfone sem autorização do usuário

Acionamento ocorre mesmo quando o mensageiro não está em uso

Mensageiro supostamente tem ativado componente sem autorização

Relatos no Twitter apontam que o WhatsApp tem ativado o microfone em smartphones com sistema operacional Android sem autorização do usuário — e isso mesmo quando o aplicativo não está em uso. A vulnerabilidade foi identificada inicialmente por Foad Dabiri, um engenheiro da rede social.

Leia também:

Ele publicou uma imagem da linha do tempo de uso do microfone em seu Pixel 7 Pro, do Google. É possível ver que as ativações ocorreram durante a madrugada, enquanto ele dormia: o WhatsApp aciona o componente várias vezes ao longo de quase três horas. “O WhatsApp tem usado meu microfone em segundo plano enquanto eu durmo e desde que acordei, às 6h (e essa é só uma parte da linha do tempo!). O que está acontecendo?”, pergunta.

Como resposta ao tuíte, outros usuários relatam ter notado a mesma ocorrência em seus aparelhos. Além de modelos da linha Pixel, os registros não autorizados foram verificados nos Galaxy S22 Ultra e S23, ambos da Samsung, todos com sistema operacional Android 13.

A suposta invasão de privacidade pode ser conferida no painel de privacidade do sistema operacional (disponível a partir do Android 12). Esse recurso, lançado em 2021, permite ver o histórico de uso dos componentes do celular por aplicativos e garante ao usuário mais controle sobre seus dados.

Nesta terça-feira (9), Elon Musk, CEO do Twitter, compartilhou o relato de Dabiri. “Não dá para confiar no WhatsApp”, diz ele no post.

O WhatsApp se pronunciou em seguida. “Ao longo das últimas 24 horas, estivemos em contato com um engenheiro do Twitter que postou sobre uma questão entre seu celular Pixel e o WhatsApp”, informa. “Acreditamos ser um bug no Android que atribui erroneamente as informações no Painel de privacidade, e solicitamos que o Google investigue e corrija.”

A plataforma diz que o painel de privacidade dos aparelhos está interpretando informações de privacidade de forma incorreta e atribuindo as ativações ao WhatsApp. A empresa destaca que os usuários têm controle total sobre as configurações do microfone. “Quando é concedida permissão, o WhatsApp só acessa o microfone em chamadas ou gravações de áudio ou vídeo. Mesmo assim, elas são protegidas por criptografia de ponta a ponta e o WhatsApp não pode ouvi-las.”

Enquanto não há atualização disponível, os usuários atingidos podem reiniciar o celular para eliminar o uso indesejado do microfone. A solução foi encontrada pelos próprios usuários afetados e pode indicar que a ativação indevida do componente talvez não represente violação de privacidade.

Como verificar o painel de privacidade

Para ver como os aplicativos instalados no seu smartphone usam os recursos do aparelho, visite o painel de privacidade — disponível a partir do Android 12. Veja as etapas a seguir:

  • abra “Configurações”;

  • navegue até “Privacidade”;

  • abra o “Painel de privacidade”.