Agora no rádio...

Itatiaia é a Dona da Noite

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Robô desmaia de cansaço em feira de logística

Depois de mover muitas caixas de uma prateleira para uma esteira, máquina cai no chão

Exausto, robô Digit cai após realizar muitas tarefas

Nem os robôs podem superar a exaustão. Pelo menos é o que mostra uma demonstração do Digit, da Agility Robotics: depois de realizar muitas tarefas, a máquina bípede desmaia de cansaço. Será que jornadas ilimitadas podem ser desafiadoras até mesmo para eles?

Leia também:

O episódio ocorreu na Promat 2023, uma feira internacional de logística, realizada em Chicago, nos EUA, entre 20 e 23 de março. A Agility Robotics diz que teve 99% de taxa de sucesso durante as cerca de 20 horas de apresentações ao vivo — ainda que o Digit tenha caído algumas vezes.

Se, por um lado, é pouco provável que um robô passe por isso, por outro, a apresentação mostra que o Digit perde a força das pernas e cai no chão, como se tivesse sido desligado — depois de mover caixas de uma prateleira para uma esteira como se fosse realmente o funcionário humano de um depósito. Talvez seja uma forma de a empresa alertar para o que pode ocorrer com empregados humanos.

Segundo a companhia, o Digit é o primeiro robô multifuncional para logística. Ele pode atuar em espaços desenvolvidos prioritariamente para pessoas, como armazéns e centros de distribuição, e ocupar funções frequentemente associadas a acidentes do trabalho.

Damion Shelton, cofundador e CEO da Agility Robotics, destaca que o Digit pode assumir tarefas “enfadonhas, menores e perigosas” e permitir que os trabalhadores se concentrem em atividades mais criativas. “Com os aspectos trabalhistas de logística, como alta rotatividade, esgotamento e lesões em crescimento, o Digit pode ser o futuro do trabalho”, pondera.