Todo mundo sabe que é cada vez mais crescente o envolvimento dos jovens com a tecnologia e o mundo dos games. E o que antes era visto como lazer e brincadeira, hoje se tornou uma ferramenta imprescindível na área da educação e mercado de trabalho. E quando o assunto é o uso de recursos tecnológicos no aprendizado, as Escolas SESI vêm se destacando e conquistando os alunos e famílias.
A chamada gameficação na educação tem se tornado uma ótima ferramenta para envolver os alunos e dentre os muitos benefícios, resulta em mais motivação, participação, autonomia, melhora nos relacionamentos e desenvolvimento de competências socioemocionais. Inovando nestas jornadas educacionais, nas Escolas SESI o investimento em tecnologia vai além de programações, softwares e hardwares, que ajudam no processo de aquisição de conhecimento e na capacitação para o mercado de trabalho. Por meio da tecnologia, os alunos se envolvem em outras áreas fundamentais para a formação de cidadãos mais conscientes para a sociedade, unindo conhecimento e cidadania.
Um dos projetos referência nesta área foi desenvolvido na Escola SESI Mariza Araújo, no bairro Calafate, em Belo Horizonte. Numa ação inovadora, os alunos descobriram na prática como os recursos tecnológicos podem ser utilizados na solução de problemas reais. Num desafio que envolveu os alunos, a plataforma Minecraft Education foi a ferramenta utilizada para o desenvolvimento de soluções na área da acessibilidade e inclusão no ambiente escolar. O projeto incluiu ainda o uso de óculos de realidade virtual (VRs), e, por meio de uma experiência imersiva, foi possível estudar e propor soluções para o dia a dia de pessoas portadoras de deficiências. Aplicando elementos de jogos no processo de aprendizagem, o resultado é um aprendizado mais dinâmico, atraente e motivador para os alunos, que alcançaram ainda o objetivo pedagógico de fortalecer a empatia e os valores e virtudes que são trabalhados no dia-a-dia no SESI.
Atualizando aquela antiga ideia dos benefícios de aprender brincando, nas Escolas SESI, a gameficação na educação faz parte de um inovador projeto pedagógico, que vai além do ensino tradicional de disciplinas e matérias escolares. Por meio da tecnologia, jogos e atividades interativas, o estudante se torna protagonista do seu processo de aprendizagem, ganhando autonomia e construindo o aprendizado de forma coletiva.
Unir educação e tecnologia, inovação e metodologias modernas. Este é um caminho sem volta e nas Escolas SESI é mais um diferencial na chamada formação 360. Afinal, se tem recursos tecnológicos no aprendizado, tem futuro.