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Estados de fora da região Sudeste aumentam faturamento online

Aumento das malhas logísticas e diminuição do custo do frete contribuem para que outras regiões possam vender de forma competitiva

Outras regiões do país demonstram potencial para e-commerce

Pequenas e médias empresas brasileiras têm levado o e-commerce nacional para além da região Sudeste. Estados como Ceará, Goiás e Santa Catarina apresentaram crescimento de faturamento significativo nos últimos anos. Os dados são da Nuvemshop, plataforma que tem mais de 110 mil lojas online.

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Um dos destaques é o Ceará, na região Nordeste. Entre 2020 e 2022, o faturamento do Estado cresceu 230% e ele atingiu o quarto lugar no ranking de maior faturamento de 2022. Já no primeiro trimestre deste ano, o aumento foi de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na região Centro-Oeste, Goiás, que não aparecia no ranking dos sete maiores faturamentos até 2021, teve crescimento significativo em 2022 e 2023. No primeiro trimestre de 2023, o faturamento foi 49% maior em relação ao mesmo período de 2022. Já o faturamento total de 2022 em relação a 2021 teve 75% de crescimento. Santa Catarina, na região Sul, é mais um exemplo: teve 52% de aumento no faturamento online no primeiro trimestre de 2023 e 39% no ano de 2022.

Guilherme Pedroso, diretor-geral da Nuvemshop no Brasil, aponta que, a cada novo levantamento, fica nítida a relevância das demais regiões do Brasil no segmento. “A leve queda da participação de São Paulo, em termos proporcionais no faturamento nacional, bem como o crescimento dos demais Estados, mostra o quanto o e-commerce tem espaço para crescer e se tornar uma importante fatia da economia por todo país.”

Quando menciona São Paulo, Pedroso se refere à queda na participação do Estado por três anos consecutivos: de 52% do faturamento nacional em 2021, chegou a 48% em 2023. Entre 2021 e 2022, São Paulo teve aumento de apenas 8% no faturamento online.

O executivo destaca que o aumento das malhas logísticas e a diminuição do custo do frete contribuem para que outras regiões possam vender online de forma competitiva. “Além disso, os empreendedores locais estão apostando mais nas vendas online para atingir novos clientes e até mesmo para vender para outras regiões do país”, finaliza.