Pequenas e médias empresas brasileiras têm levado o
Leia também:
Um dos destaques é o Ceará, na região Nordeste. Entre 2020 e 2022, o faturamento do Estado cresceu 230% e ele atingiu o quarto lugar no ranking de maior faturamento de 2022. Já no primeiro trimestre deste ano, o aumento foi de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na região Centro-Oeste, Goiás, que não aparecia no ranking dos sete maiores faturamentos até 2021, teve crescimento significativo em 2022 e 2023. No primeiro trimestre de 2023, o faturamento foi 49% maior em relação ao mesmo período de 2022. Já o faturamento total de 2022 em relação a 2021 teve 75% de crescimento. Santa Catarina, na região Sul, é mais um exemplo: teve 52% de aumento no faturamento online no primeiro trimestre de 2023 e 39% no ano de 2022.
Guilherme Pedroso, diretor-geral da Nuvemshop no Brasil, aponta que, a cada novo levantamento, fica nítida a relevância das demais regiões do Brasil no segmento. “A leve queda da participação de São Paulo, em termos proporcionais no faturamento nacional, bem como o crescimento dos demais Estados, mostra o quanto o e-commerce tem espaço para crescer e se tornar uma importante fatia da economia por todo país.”
Quando menciona São Paulo, Pedroso se refere à queda na participação do Estado por três anos consecutivos: de 52% do faturamento nacional em 2021, chegou a 48% em 2023. Entre 2021 e 2022, São Paulo teve aumento de apenas 8% no faturamento online.
O executivo destaca que o aumento das malhas logísticas e a diminuição do custo do frete contribuem para que outras regiões possam