Ouvindo...

Inteligência artificial faz Kanye West cantar Justin Bieber

Voz do rapper foi usada, ainda, para interpretar músicas de outros artistas

Mais uma da inteligência artificial, agora no segmento da música: a voz do rapper Kanye West cantando músicas dos mais diferentes artistas. West pode cantar “Love Yourself”, de Justin Bieber, “Day N Nite”, de Kid Cudi, “Nights”, de Frank Ocean, “It Was a Good Day”, de Ice Cube e muitas outras canções.

Leia também:

As criações são de Roberto Nickson, criador da página Metav3erse, que ainda fez o rapper artificial cantar uma composição sua. “Isso é maluco e eu começo a pensar quais as implicações disso para a indústria musical”, diz. “Tudo o que você precisa é de uma gravação de referência e trocá-la pelo modelo treinado de um músico. Foi exatamente o que eu fiz.”

A semelhança com a voz de West é bem marcante. O resultado iniciou discussões com gente a favor e contra. A cantora Grimes — ex-mulher de Elon Musk e conhecida no segmento de música eletrônica —, por exemplo, ficou irritada com a possibilidade. “Não tenho certeza de que isso seja uma boa vibração. Se a gente quiser que as pessoas tenham uma boa relação com a inteligência artificial, um bom começo seria não fazer Kanye cantar um cover de Bieber.”

Entre as discussões está o fato de a tecnologia poder substituir os artistas. Se a inteligência artificial faz qualquer artista cantar qualquer música, é preciso que ele vá presencialmente a um estúdio? Para Nickson, em cerca de dois anos todo músico popular terá vários modelos de inteligência artificial treinados. Isso também deve tornar o trabalho dos profissionais do segmento mais simples.

Não é a primeira vez que a tecnologia é usada para imitar vozes. Em “Top Gun: Maverick”, indicado ao Oscar 2023, a voz de Val Kilmer vem da inteligência artificial. O ator perdeu a voz em decorrência de um câncer de garganta, mas participou do filme com a voz tecnológica produzida pela startup Sonantic.

Recentemente, a companhia foi comprada pelo Spotify. Para Linus Ekenstam, isso representa uma vantagem para a plataforma. “Eles podem oferecer a artistas, podcasters e outros na plataforma a hospedagem de clones de voz personalizados que possam ser alugados e licenciados”, aponta. “Isso é genial”, avalia.

Ekenstam destaca que há muitas possibilidades para a tecnologia. “Eu posso ter qualquer música no mundo cantada pelo meu artista favorito”, sugere. “Realizar sonhos de música agora é possível. E, o que é mais maluco, isso pode ser feito sob demanda.”