Ouvindo...

Mais concorrentes para o ChatGPT: agora, eles vêm da China

Alibaba e Baidu já desenvolvem ferramentas de conversa humanizada a partir de inteligência artificial

Parece que a OpenAI abriu um dos cofres do segmento de tecnologia ao lançar o ChatGPT. O sucesso da ferramenta levou outras empresas a se movimentarem. O Google, por exemplo, anunciou o Bard — e a Alphabet, controladora da empresa, viu as ações caírem ao, já na apresentação, o sistema apresentar um erro de informação.

Leia mais:

Agora, outras empresas confirmam que já têm soluções de inteligência artificial em desenvolvimento. A Alibaba, gigante chinesa de comércio eletrônico, é uma delas. Embora não tenha detalhado recursos nem informado a previsão de lançamento, a companhia diz que desenvolve o sistema desde 2017. Atualmente, ele passa por testes internos.

A expectativa é que a tecnologia seja incorporada aos serviços da empresa. Especula-se que seu uso poderia ser voltado à orientação do usuário ou à intuitividade em suas plataformas — em busca de impulsionar as vendas.

Mais uma marca chinesa importante que deve ter novidades em breve é o Baidu: a empresa planeja lançar um serviço de chatbot com inteligência artificial semelhante ao ChatGPT em março. O nome do chatbot deve ser Ernie Bot fora da China e Wenxin Yiyan no país asiático. O nome vem de Enhanced Representation through Knowledge Integration (Representação Aprimorada por meio da Integração do Conhecimento).

Inicialmente, a ferramenta deve ser lançada como aplicativo autônomo, mas gradualmente ela será incorporada ao mecanismo de busca da companhia. As informações disponíveis sobre o Ernie Bot indicam que ele usa um modelo de linguagem maior que o GPT-3 (a base do ChatGPT): Ernie é um modelo de linguagem introduzido em 2019 pelo Baidu. Segundo a empresa, ele tem capacidades de compreensão de linguagem, geração de linguagem e geração de imagem a partir de um prompt de texto.

O Baidu informa que o que diferencia o Ernie de outros modelos de linguagem é sua capacidade de integrar amplo conhecimento com dados massivos. “Isso resulta em capacidades excepcionais de compreensão e geração”, diz. Com o anúncio, as ações da empresa subiram 13%.

Leia mais