Ouvindo...

O futuro chegou: SENAI e Inatel lançam pós-graduação inédita em 5G aplicado à Indústria 4.0

O curso será online com duas imersões presenciais, no Centro 4.0 da unidade do SENAI em Contagem e no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, conhecida como o Vale da Eletrônica Brasileiro.

O futuro chegou: SENAI e Inatel lançam pós-graduação inédita em 5G aplicado à Indústria 4.0

A chegada do 5G, a quinta geração de internet móvel ao Brasil foi um dos principais acontecimentos tecnológicos dos últimos tempos. Mais do que uma evolução, o 5G promete uma revolução muito além das conexões de celulares, como boa parte das pessoas imagina. A altíssima velocidade do 5G abre portas para a indústria do futuro.

Considerado o pilar da indústria 4.0, o 5G promete dar o impulso necessário para um mundo onde a Internet das Coisas será uma realidade em todos os segmentos da sociedade. Esta inovação tecnológica deverá se estender em breve ao dia a dia das pessoas, revolucionando itens corriqueiros como lâmpadas e eletrodomésticos, resolvendo problemas nas instalações elétricas de uma residência, até sistemas avançados de mobilidade urbana, carros autônomos e robotização na área da saúde.

A chegada do 5G foi o primeiro passo para esta revolução, mas para todas estas transformações virarem realidade é preciso, é claro, uma revolução também na indústria. Isto significa uma crescente demanda de profissionais altamente qualificados para atuarem em uma indústria cada vez mais conectada. Pensando nisto, o SENAI e o Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL estão lançando um curso inédito de Pós-Graduação Lato Sensu em 5G aplicado à Indústria 4.0. O objetivo é justamente formar especialistas preparados para lidarem com as novas tecnologias que se aplicam à indústria, com uma ampla visão do mundo da Internet das Coisas (IoT), incluindo aspectos de hardware, software, comunicação e, também, aspectos de tratamento da informação e de negócio.

Aprendendo na prática: imersões no SENAI e no Vale da Eletrônica Brasileiro

O curso é pioneiro no Brasil e tem modelo híbrido, com aulas virtuais síncronas, ou seja, ao vivo. Mas o grande diferencial da pós-graduação são as imersões presenciais no Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 do SENAI, em Contagem e no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, região sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica Brasileiro. Além do corpo docente formado por professores mestres, doutores, especialistas e profissionais com alta experiência de mercado, o curso 5G aplicado à Indústria 4.0 vai oferecer uma oportunidade única para o aluno aprender na prática, conhecer laboratórios de última geração e fazer networking. O resultado será uma visão ampla e multidisciplinar em sistemas eletroeletrônicos, computacionais e de automação e controle industrial, aplicados à Tecnologia 5G.

Estar atualizado faz toda a diferença

Neste nosso mundo cada vez mais tecnológico e competitivo, é cada vez mais imprescindível buscar aperfeiçoamento profissional, para atender às novas demandas da Indústria 4.0. E estar atualizado realmente faz toda a diferença.

Segundo pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), os profissionais com pós-graduação podem ter salários entre 60% e 70% maiores em relação aos que são apenas graduados. As especializações garantem melhor empregabilidade, já que as melhores vagas no mercado são ocupadas por profissionais com pós-graduação. Uma melhor qualificação cria ainda mais chances de crescimento na empresa e na prática, profissionais com pós-graduação são mais promovidos a cargos de gestão.

Novos desafios e possibilidades de trabalho

A Pós em 5G aplicado à Indústria 4.0 é destinado a engenheiros, coordenadores, supervisores e gestores que atuam em indústrias de todo o país. O curso terá duração de 24 meses, com o início previsto para março de 2023. Para mais informações e inscrições, clique aqui (inserir link www.senaimg.com.br/pos5g)