O ano acabou de começar e você já enfrenta a frustração de ligar o carregador ao
Leia mais:
Veja, a seguir, o que fazer se isso acontecer com o seu dispositivo. Acompanhe!
1 – Verifique carregador e cabo
Esses são os dois primeiros itens a serem testados. É importante sempre preferir carregadores e cabos originais do fabricante do celular. O mau contato no cabo é frequente e ocorre quando o cabo é dobrado ou submetido a condições que resultam em seu rompimento. Para evitar isso:
tenha cuidado ao manuseá-lo e não puxe o fio: prefira puxar a extremidade rígida;
fique atento ao guardá-lo ou transportá-lo: o cabo pode ser enrolado, mas não dobrado;
ao conectá-lo na tomada, verifique se ele não está sendo forçado, dobrado, esticado ou amassado.
Ao testá-lo, se for possível, vale alternar as combinações para observar se tudo funciona corretamente. Se a falha for em um desses dois acessórios, basta trocá-lo para resolver.
2 – Analise o encaixe
Os encaixes do cabo no celular e na tomada podem afetar o carregamento. É importante confirmar se eles estão bem fixados. A capa de proteção do
3 – Examine a tomada
Se ao conectar o aparelho na tomada, o carregamento não for iniciado, certifique-se de que há energia disponível. Mesmo quando há energia em casa, uma tomada específica pode estar com defeito. Para confirmar, conecte outro equipamento eletrônico para conferir se ele funciona.
4 – Reinicie o dispositivo
Às vezes, a falha de carregamento está relacionada ao software do aparelho. Então, se ele ainda tiver um pouco de carga na bateria, vale reiniciá-lo. Se a anomalia for essa, ela será resolvida após esse procedimento.
5 – Limpe o conector de energia
Sujeira acumulada nos conectores de energia do aparelho e do cabo de recarga podem cobrir contatos elétricos e impedir a transmissão de energia. Para limpá-los, passe uma flanela ou um pano de microfibra levemente no local.
6 – Deixe o aparelho carregando
Quando o aparelho celular fica desligado ou descarregado por muito tempo, pode ser necessário deixá-lo conectado ao carregador por até algumas horas antes que a bateria comece a apresentar sinais de carregamento.
7 – Busque assistência técnica
Se depois de todos esses testes, não foi possível carregar o celular recarregar, uma boa opção é procurar a assistência técnica. Observe se a bateria do aparelho já apresentava redução de desempenho, como queda brusca na carga, lentidão no carregamento, impossibilidade de carregar até a máxima carga, se pode ter chegado ao final da vida útil.