O
Leia mais:
Em 2020, Trump tentou impedir que novos usuários baixassem o aplicativo. Ele pretendia impedir que a rede social operasse no país, mas perdeu diversas batalhas judiciais relacionadas à medida.
Agora, o senador republicano Marco Rubio apresentou um projeto bipartidário (ou seja, que tem apoio tanto de republicanos quanto de democratas) para proibir a rede social nos EUA. A proposta é bloquear transações de qualquer empresa de mídia da China e da Rússia ou sob influência delas com a Lei de Prevenção de Ameaça Nacional de Vigilância na Internet, Censura Opressiva e Influência e Aprendizagem Algorítmica.
Rubio diz que o aplicativo coleta dados de cidadãos americanos. “Sabemos que é usado para manipular feeds e influenciar eleições. Não há mais tempo a perder em negociações sem sentido com uma empresa fantoche do Partido Comunista Chinês (PCC). É hora de proibir o TikTok controlado por Pequim para sempre”, diz.
Para o senador, o TikTok é o “fentanil digital”.
Já na Câmara dos Deputados dos EUA, o republicano Mike Gallagher e o democrata Raja Krishnamoorthi apresentaram um projeto de lei complementar sobre o tema. Os Estados de Alabama e Utah buscam proibir o uso do TikTok em dispositivos do governo estadual.
Chris Wray, diretor da Polícia Federal americana (Federal Bureau of Investigation – FBI), diz que as operações da
Para o TikTok, em vez de encorajar o governo a concluir a revisão de segurança nacional do TikTok, os parlamentares promovem a proibição de forma política. “Isso não vai reforçar a segurança nacional dos EUA”, diz Brooke Oberwetter, porta-voz da companhia.
Segundo ela, a rede social tem trabalhado para diminuir a preocupação dos políticos americanos. “Continuaremos a informá-los sobre os planos desenvolvidos sob a supervisão de agências de segurança nacional para proteger ainda mais a plataforma nos EUA.”