Ouvindo...

Não compre na Black Friday sem ver estas dicas primeiro

Algumas precauções podem garantir mais segurança

Atitudes do consumidor podem garantir compras online mais seguras

Comprar com segurança é uma das principais preocupações de quem vai aproveitar os descontos da Black Friday nesta sexta-feira (25). Especialmente aqueles que vão comprar em uma loja online pela primeira vez.

Leia mais:

Seja porque nunca usou e-commerce, seja porque quer ter certeza de autenticidade ao visitar uma nova loja virtual, algumas dicas podem ajudar a identificar plataformas confiáveis. Veja, a seguir, como fazer essa avaliação.

Procure o certificado SSL

Primeiramente, observe se o site tem certificado SSL: ele é indicado por um pequeno cadeado, do lado esquerdo do endereço no navegador. Com ele, suas informações são mantidas privadas quando são fornecidas. Além disso, muitas lojas apresentam outras certificações, que, em geral, são apresentadas no topo ou no rodapé do site.

Desconfie de preços muito baixos

Produtos com preços muito inferiores aos dos concorrentes têm grande chance de ser golpe. Comparadores de preços como Zoom, Buscapé e JáCotei são plataformas que podem ajudar a encontrar as melhores promoções com menos riscos.

Fique atento a avaliações

Quando encontrar um item que quer comprar, vale a pena conferir as avaliações de outros consumidores sobre o estabelecimento. Algumas lojas apresentam avaliações de clientes no próprio e-commerce e em suas redes sociais oficiais. Vale, ainda, visitar o Reclame Aqui, para saber mais sobre a reputação da loja e as reclamações de clientes.

Observe a reação da marca

O posicionamento da empresa em relação às reclamações que recebe é mais importante do que os erros cometidos. A resposta às queixas permite avaliar a segurança de comprar no estabelecimento.