A
Leia mais:
Apps oficiais da Copa do Mundo oferecem riscos à privacidade 11 inovações apresentadas em Copas do Mundo; e uma delas saiu de MG
E por que isso acontece? Esse atraso é conhecido como delay — e é causado pela decodificação do sinal, que passa por algumas etapas depois que é liberado. Por isso, ele ocorre em transmissões ao vivo, entre o envio do sinal e a recepção pelo aparelho de TV.
Isso porque as imagens precisam ser tratadas para que sejam exibidas na TV. É como se o conteúdo estivesse criptografado e tivesse de ser transformado. Esse tratamento ocorre nos receptores de TV — como aqueles dispositivos fornecidos pela operadora de TV a cabo ou conversores semelhantes (como o de TV Digital).
O atraso ocorre porque a imagem e o som devem ser adaptados para serem exibidos. Esse processo é rápido, mas ainda não é instantâneo. Antes de o sinal de TV no Brasil ser todo digitalizado, as imagens chegavam quase instantaneamente — no sinal analógico, não havia tratamento do sinal.
Os conteúdos mais afetados por delay são os de serviços de streaming, como Globoplay, Star Plus e HBO Max. Nesse caso, o atraso está relacionado à conexão com a internet. Mesmo em alta velocidade, a decodificação dessas transmissões é mais demorada e, em alguns casos, o atraso pode chegar a cerca de 5 segundos.
Como diminuir o delay?
Atualmente, a TV Digital é a opção menos afetada pelo atraso na transmissão. Aparelhos lançados pelo menos a partir de 2010 já têm conversor digital integrado e a conversão da transmissão de canais abertos ocorre no próprio equipamento. Então, em jogos transmitidos por canais gratuitos, a antena digital oferece a melhor experiência.
Em transmissões feitas por canais pagos, por outro lado, não há como minimizar o delay — já que é necessário usar o receptor da operadora. O mesmo vale para jogos transmitidos online em serviços de streaming.