As compras por impulso podem ser intensificadas durante a
Leia mais:
Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), de 2021, aponta que quase 60% dos consumidores agem por impulso. Para evitá-las, é preciso compreender as necessidades e refletir sobre prioridades.
Se quiser aproveitar os
1 – Avalie se precisa daquele item
Nem tudo o que está em promoção ou com preço inferior à média de mercado deve ser comprado. Sempre avalie se realmente precisa do produto.
2 – Espere um tempo
Isso vale, principalmente, para quem está em dúvida: se não está seguro da necessidade do item, ele pode não ser indispensável. Deixá-lo algum tempo no carrinho permite refletir sobre a necessidade de comprá-lo.
3 – Não acredite em tudo
Frases como “último do estoque”, “parcele em quantas vezes quiser”, “promoção só até hoje” podem ser usadas para impulsionar a compra. Não se deixe influenciar.
4 – Atenção com o cartão de crédito
Dê preferência para usar o cartão de crédito apenas para contas já planejadas e determine um limite de gastos para o mês. Nas compras online, tenha cuidado para não comprar vários produtos baratos e se surpreender com a fatura no fim do mês.
5 – Pare de seguir lojas em redes sociais
Seguir vendedores no Instagram e no TikTok pode aguçar a vontade de comprar. Essas vitrines online facilitam o consumo, já que não é preciso sair de casa para adquirir produtos.